Trabalhar em casa é uma arte principalmente quando temos filhos

Lella Sa
5 min readMay 6, 2019

--

Foto: Fernanda Sophia

Conciliar a maternidade e o trabalho é um desafio. Tem uma recompensa maravilhosa de estar perto dos filhos, mas é preciso separar os momentos de trabalho dos momentos de estar presente com as crias.

Além disso tem o desafio de trabalhar em casa e não ser abduzida por tantas outras tarefas domésticas.

Vou dar algumas dicas que funcionam para mim e espero também saber de dicas de vocês!

Tenha um ritual matinal

Parece ser uma coisa totalmente desconexa com o trabalho mas o ritual matinal nos ajuda a se manter no trilho. Você tem uma?

Minha rotina matinal começa por acordar devagar, apesar das crias, lembrar dos meus sonhos e antes mesmo de levantar intencionar o meu dia. Depois tomo uma água com limão. Três vezes por semana saio de casa antes das crianças acordarem para nadar às 6h15 da manhã. Quando isso acontece meu dia já começa muito diferente.

Disciplina liberta. Que atividades você poderia fazer para treinar seu músculo da vontade e se colocar no trilho da disciplina?

Certamente vai te ajudar a se manter no prumo e vai colaborar para você conseguir fazer o que você quiser.

Tenha clareza do que deseja fazer dentro do meu período de trabalho antes de sentar para trabalhar

Saber qual é a missão a ser cumprida vai te ajudar muito a ter foco e saber o que precisa ser feito dentro do tempo que tem. Empreender exige foco e não podemos ficar apagando incêndios e agir por espasmos. Entenda o que você quer conquistar e faça o exercício de trás para frente daquilo que você precisa fazer para que aquele desejo se torne realidade.

Tenha acordos na família para respeitar seu espaço e tempo de trabalho

Por trabalhar em casa a família pode achar que você está também disponível para fazer outras atividades. Quando eu comecei a trabalhar de casa ainda quando morava com meus pais, eles achavam que eu estava livre para fazer diversas atividades com eles ou mesmo ficar batendo papo. Tive que deixar claro que alguns acordo como por exemplo: quando a porta está fechada por favor não me interrompa. Estou num processo criativo ou fazendo um atendimento online.

Saiba respeitar os acordos consigo mesma

Por acharmos que podemos trabalhar qualquer horário (e podemos mesmo), os contornos da vida pessoal e profissional ficam borradas e acho isso maravilhoso! Sinto muito mais integrada, porém é muito importante para mim estabelecer meu tempo de trabalho do meu tempo de outros afazeres.

Nós somos as primeiras que precisamos respeitar o nosso tempo e espaço de trabalho. Depois que isso acontece, a família passa a respeitar por consequência. É muito importante a gente ter clareza do que é importante para nós para que os outros também respeitem isso.

Tenha ritmo de contração e expansão

Assim como na natureza nossa qualidade de vida deveria ser pautada nesses ritmos. Momentos de contração são os momentos de produção ou realização. Já os momentos de expansão tem um aspecto de “olhar para fora” e expandir o seu ponto de vista, de pesquisa, de criação e de olhar o todo. Essas duas qualidades são importantes no nosso dia, na nossa semana, no nosso mês, no nosso ano.

Saiba o seu ritmo de realização versus o ritmo de comunicação

Quem empreende solo precisa cuidar de duas qualidades essenciais. O do fazer e o do falar o que você faz. A natureza dos dois são importantes e devem se manter em equilíbrio para conseguir ter um fluxo próspero. Eu organizo a minha semana em dias que trabalho no computador fazendo planejamento e comunicação do meu trabalho de dias que eu faço minhas mentorias, coaching e resgate biográfico. Assim tenho clareza da intenção dos meus dias.

Tenha um ambiente de trabalho em casa

É possível ter um local de trabalho na sua casa? Aquele cantinho que você pode fazer a sua pilha de papéis, deixar o seu computador e seu caderno de anotações? Se não tiver como criar um espaço exclusivo tudo bem. Por muito tempo eu trabalhava na mesa de jantar mesmo tendo um espaço de trabalho por que era mais prazeroso e amplo. O importante é criar um ambiente que seja produtivo para você sem as distrações que são tentadoras. Se achar que um espaço de trabalho fora de casa for melhor, saiba mais sobre a Casa Cuore. Um espaço que criei para mulheres conseguirem se descobrir, viabilizar e crescer suas iniciativas estando perto da cria! www.casacuore.com.br

Use ferramentas de produtividade e foco

Uma ferramenta que uso bastante é o “Pomodoro timer”, uma técnica de concentração maravilhosa. Ela propõem ciclos de concentração sem interrupções, sem olhar para Instagram, Facebook e redes sociais. Com pausas de 5 minutos para ir ao banheiro, tomar um café ou uma água, sem entrar nas redes sociais. Lembre-se entrar nas redes sociais pode colocar sua mente em outro lugar ao descobrir várias outras tarefas que alguém está te pedindo.

Separe suas tarefas por qualidade de atenção

Tenha uma lista de atividades que são rápidas e fácil de fazer, que você consegue fazer, por exemplo, com filho perto. Faça outra lista daquelas tarefas que demandam muita concentração e que precisam de um tempo sem a cria. No meu caso tenho dois filhos. Um vai para escola e tenho 3 horas sem ele, mas isso não resolve totalmente o meu problema por que eu tenho um pequeno de 6 meses engatinhando por aí. Quando ele está acordado só consigo dar conta de fazer tarefas mais levianas.

Tenha noção das suas reais metas e crie um mecanismo para se comprometer a elas

Sem mimimi, se comprometa a elas. Se você empreende solo e sabe que a realização delas depende apenas de você mas você tem dificuldade de realizá-las, use a tática de se comprometer com outra pessoa para que ela possa te ajudar a realizar a meta. Essa é uma das maiores dificuldades de quem deixa de ter chefes para empreender. Como não há alguém para prestar contas, as vezes as pessoas ficam perdidas. Então esteja perto de outras pessoas que empreendem de forma solo e que precisam também ter alguém para “prestar contas” e que você possa ajudar. Como também sinto essa necessidade criei a mentoria Pequenos Passos, um grupo de mulheres, empreendedoras solo, que formam uma rede de apoio para potencializar o trabalho. É um acompanhamento de 6 meses com encontros quinzenais. Além disso há toda a colaboração uma com as outras para alavancar as iniciativas e consequentemente aumentar a renda. Então se quiser participar, vem! Olha esse link www.lellasa.com/pequenos-passos

Eu gostaria de ouvir suas boas práticas: o que vocês fazem para trabalhar de casa?

Se essas dicas te ajudaram, por favor aperte nas palminhas e compartilhe elas com quem também poderia se beneficiar delas!

--

--

Lella Sa

Amo ajudar as pessoas a encontrarem propósito e direção em suas vidas para terem um trabalho com significado — Saiba mais em www.lellasa.com