Agora tudo é Snap? Não. Agora tudo é efêmero.
WhatsApp atualizou e dividiu opiniões. Mais uma vez uma empresa do grupo do Facebook disponibilizou a função de compartilhar mídias que ficam disponíveis por 24 horas e depois somem. Um formato que chegou ao público com o aplicativo pelo Snapchat.

Uma vez Mark Zuckberg ou alguém da sua empresa disse que o papel deles, do Facebook, era prever o que os usuários da plataforma precisam antes mesmo deles perceberem a importância dessas mudanças. E é justamente que isso acontece toda vez que o aplicativo recebe uma atualização.
Toda e qualquer mudança em aplicativos gigantescos como WhatsApp, Facebook e Instagram requer muita análise de dados. Não estou por dentro dos processos do grupo mas posso garantir que com o volume de informações que eles têm de todos nós, com certeza eles estão fazendo isso: analisando dados, prevendo tendência e pensando em como continuar sendo relevante em um mundo tão rápido, tão volátil.
O tal do conteúdo efêmero é o que mais produzimos e o que mais consumimos. As fotos e vídeos que compartilhamos e que compartilham por 24 horas não pesa nos aparelhos, dispensa de dedicação e compromisso na hora de produzir e principalmente são consumidos pela próxima geração. Tira o sapatinho e bota o pé no chão: eles são o futuro. Não nós.

Tempos atrás, o Facebook desenvolveu e aplicou a timeline por interesse. Esta que, segundo análise de dados, mostra o que é mais relevante para você. Mesmo com a torcida contra, esse formato deu certo e foi replicado pelo Twitter, LinkedIn e outras redes sociais. Analisar a concorrência e observar seus pontos fortes faz parte da estratégia de qualquer empresa que deseje evoluir.
O WhatsApp é a maior rede social do mundo. É o aplicativo que mais tem aderência de todas gerações. No Brasil, é a plataforma que reúne grupos de amigos, conecta colegas de trabalho e agrupa familiares de todas as idades. Todo mundo tem WhatsApp, Whats ou zap zap (sic).

Trazer o Stories para o WhatsApp é disponibilizar um formato que faz muito sucesso em outros aplicativos para o maior e mais forte braço das empresas do Facebook. É trazer o que é tendência para um maior números de usuários. E vão por mim: nenhuma algoritmo não sai do lugar se não for com análise de muitos dados.
Abandonei o Snapchat, foquei no Instagram Stories e até o momento não vi motivos para produzir conteúdo efêmero no Status do WhatsApp ou Snapwhatsgram. De verdade: não me incomoda essas mudanças no aplicativo que, pra mim, foram sutis e serão úteis para quem passa mais tempo no Whats.

Estou pensando em compartilhar no Status os melhores memes que recebo pelos grupos de amigos. Vai que lá é o melhor lugar para publicar conteúdo e eu não sabia? Só dá pra saber testando e, o mais importante, analisando dados.
*Texto sem revisão.
