Agora tudo é Snap? Não. Agora tudo é efêmero.

Le Morais
Le Morais
Feb 23, 2017 · 3 min read

WhatsApp atualizou e dividiu opiniões. Mais uma vez uma empresa do grupo do Facebook disponibilizou a função de compartilhar mídias que ficam disponíveis por 24 horas e depois somem. Um formato que chegou ao público com o aplicativo pelo Snapchat.

Uma vez Mark Zuckberg ou alguém da sua empresa disse que o papel deles, do Facebook, era prever o que os usuários da plataforma precisam antes mesmo deles perceberem a importância dessas mudanças. E é justamente que isso acontece toda vez que o aplicativo recebe uma atualização.

Toda e qualquer mudança em aplicativos gigantescos como WhatsApp, Facebook e Instagram requer muita análise de dados. Não estou por dentro dos processos do grupo mas posso garantir que com o volume de informações que eles têm de todos nós, com certeza eles estão fazendo isso: analisando dados, prevendo tendência e pensando em como continuar sendo relevante em um mundo tão rápido, tão volátil.

O tal do conteúdo efêmero é o que mais produzimos e o que mais consumimos. As fotos e vídeos que compartilhamos e que compartilham por 24 horas não pesa nos aparelhos, dispensa de dedicação e compromisso na hora de produzir e principalmente são consumidos pela próxima geração. Tira o sapatinho e bota o pé no chão: eles são o futuro. Não nós.

Tempos atrás, o Facebook desenvolveu e aplicou a timeline por interesse. Esta que, segundo análise de dados, mostra o que é mais relevante para você. Mesmo com a torcida contra, esse formato deu certo e foi replicado pelo Twitter, LinkedIn e outras redes sociais. Analisar a concorrência e observar seus pontos fortes faz parte da estratégia de qualquer empresa que deseje evoluir.

O WhatsApp é a maior rede social do mundo. É o aplicativo que mais tem aderência de todas gerações. No Brasil, é a plataforma que reúne grupos de amigos, conecta colegas de trabalho e agrupa familiares de todas as idades. Todo mundo tem WhatsApp, Whats ou zap zap (sic).

Trazer o Stories para o WhatsApp é disponibilizar um formato que faz muito sucesso em outros aplicativos para o maior e mais forte braço das empresas do Facebook. É trazer o que é tendência para um maior números de usuários. E vão por mim: nenhuma algoritmo não sai do lugar se não for com análise de muitos dados.

Abandonei o Snapchat, foquei no Instagram Stories e até o momento não vi motivos para produzir conteúdo efêmero no Status do WhatsApp ou Snapwhatsgram. De verdade: não me incomoda essas mudanças no aplicativo que, pra mim, foram sutis e serão úteis para quem passa mais tempo no Whats.

Estou pensando em compartilhar no Status os melhores memes que recebo pelos grupos de amigos. Vai que lá é o melhor lugar para publicar conteúdo e eu não sabia? Só dá pra saber testando e, o mais importante, analisando dados.

*Texto sem revisão.

Written by

Le Morais

Um jornalista que não gosta de escrever mas que sabe que às vezes só palavras servem.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade