Garotas wags

Há algum tempo tenho notado isso, e hoje assistindo Wags no E! (que não é um padrão de realidade, aliás,nenhum reality show é.), tive vontade de compartilhar essa opinião. O padrão de beleza feminino está cada vez mais opressor. A ponto de que quando liguei a tv e vi as integrantes pensei que todas fossem da mesma família, como as Kardashians, mas nem essas, que compartilham genes, conseguem ser tão idênticas.

Narizes afilado, seios fartos (logicamente não naturais), cintura fina, bunda grande, lábios volumosos e cabelos lisos, com leves variações para o ondulado. Repetindo isso não é apenas por ver Wags, isso também é por ver a reação dos homens na rua quando uma menina com esses padrões passa. Já vi caras pararem na rua para ver uma mulher com esse fenótipo passar. Uma vez que esse é o padrão que chama a atenção dos homens - e ainda temos uma cultura machista, não só brasileira, mas mundial ( We raise girls to each other as competitors, not for jobs or for accomplishments which I think can be a good thing, but for the attention of men). E por muito tempo aqui no Brasil era só o que se via na capa das revistas e nas propagandas das lojas.

Observamos esses padrões como metas a serem alcançadas, e o pior, nos intimamos a atingir esse padrão, pois ele é sinônimo da felicidade. Não é consciente. Saibam disso! Somos formados pelo meio em que vivemos e quando somos bombardeados por essas informações nós a absorvemos como uma esponja. Ela faz parte das conversas convencionais: — Nossa como a Anitta melhorou? Dinheiro faz coisa!

Na mente das pessoas isso surge como um comentário inofensivo, mas ele está arraigado por esses padrões estéticos. E esse comentário “inofensivo” é acompanhado por outros: —Você vai mesmo comer tudo isso? Não acha que está um pouco acima do peso? E algumas vezes isso ainda acompanha o que, na minha opinião, é o pior comentário de todos: — Assim vai ser difícil arranjar um namorado; ou como você vai manter o seu namorado assim?

Ainda estou assistindo Wags até o exorcista começar, e vejo uma delas com a camiseta “pizza is life” e isso me remete ao filme “Garota Exemplar” quando ela fala que comia besteiras e mantinha o tamanho 32. Esse é o patamar que queremos atingir? Isso é fisicamente impossível para todas! Uma atriz disse que ela tinha que escolher entre ser feliz e ser magra e ela escolheu ser magra. Eu chamo isso de tortura,mas não posso falar por todas as mulheres, e acho que nenhuma deveria falar, pois vivemos experiências diferentes. No caso dessa atriz ela é extremamente bem sucedida. Quanto a diversidade de experiências digo que já ouvi de tudo um pouco e a mais inconveniente de todas foi quando uma estranha me abordou para criticar o meu cabelo, foi aleatório. A estranha simplesmente parou do nada e veio na minha direção falar sobre o meu cabelo, mas já li em várias postagens de outras meninas que foram abordadas da mesma maneira. É como uma sinalização de que estamos fora do padrão e que precisamos voltar para ele.

Quando se é jovem a opinião dos outros é vital, a não aprovação é sinônimo de morte social e com todas essa mídias isso fica mais evidente e abrangente, não é esquecido no dia seguinte! Ainda hoje vejo o vídeo do menino gordinho com o cabo de vassoura imitando jedi e isso foi em 2000!

Mas graças a mídia também temos mais suporte para a aceitação, e se aceitar é fundamental. Dessa maneira é que mostramos, mesmo que indiretamente, ao mundo a que viemos e que não precisamos de aprovação. E tudo isso sem inferiorizar os outros. A nossa felicidade está em nossas mãos. E se você se sente que precisa de um outro para se sentir completa, saiba que isso nunca vai acontecer se pelo menos a sua metade não estiver em paz consigo mesma. Ainda que sinceramente acho que todas as pessoas são completas por si, mas precisam das outras pelo simples exercício de humanidade (solidariedade, empatia,compaixão).

No fundo penso que minha vida seria mais fácil se eu fosse uma wags, mas não sou e não devo me sentir infeliz por causa disso ou buscar ser uma para ser feliz. Ninguém deveria.