Bauhaus, 1919–1933

Lenine(on)
Nov 22, 2016 · 4 min read

A escola mais importante de arquitetura, design e arte no século XX

A Bauhaus foi fundada em 1919 na cidade de Weimar pelo arquiteto alemão Walter Gropius (1883–1969). A Bauhaus é considerado o estabelecimento de ensino mais influente/importante — de todos os tempos — nas áreas de arquitetura, arte e design.

Bauhaus (casa da construção) é a inversão do termo Hausbau (construção da casa)

Haus “casa” , Bauen “para construir”

Desde o início do século 20, nenhum outro estilo na arquitetura e design influenciou o estilo moderno como o estilo Bauhaus. O arquiteto alemão Walter Gropius (1833–1969), que se tornou um cidadão dos EUA, em 1944, fundou o Movimento Bauhaus como uma escola de artes em Weimar. O que foi revolucionário sobre o seu conceito foi a combinação de uma grande variedade de artes — arquitetura, escultura e pintura — com artesanato e engenharia. Para isso, Gropius combinava elementos de ensino relativos tanto às artes plásticas e educação em design. Vários cursos foram realizados por artistas de renome, como Paul Klee e Wassily Kandinsky.

A Bauhaus é considerada a casa do estilo clássico moderno. Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto — um visual clean.

Em 1925, a Bauhaus passou de Weimar para Dessau, onde Gropius projetou um novo prédio para abrigar a escola. Este edifício continha muitas características que mais tarde se tornaram marcos da arquitetura modernista, incluindo a construção de estrutura de aço, uma parede de cortina de vidro (nossas atuais fachadas de vidro), e, um plano assimétrico em formato de cata-vento no qual Gropius alocou estúdios, sala de aula e espaço administrativo para máxima eficiência e lógica espacial.

O fim da escola

O ano de 1928 marca a saída de Gropius da direção e sua substituição pelo arquiteto suíço Hannes Meyer. Diante das pressões do nazismo sobre Meyer, em 1930 a escola passa a ser dirigida pelo arquiteto Mies van der Rohe. Ela é oficialmente fechada em 1932 e, após uma tentativa frustrada de recomposição em Berlim, encerra suas atividades, por determinação dos nazistas, em 1933. A emigração dos professores da escola é fator decisivo na difusão das idéias da Bauhaus pelo mundo todo. Nos Estados Unidos, para onde se dirige boa parte deles — Gropius, Moholy-Nagy, Breuer, Bayer, Van der Rohe e outros — surge a Nova Bauhaus, em Chicago, 1937/1938 e o Architectes’s Collaborative — TAC, escritório de arquitetura criado por Gropius em 1945, quando era professor em Harvard.

Principais nomes da Bauhaus

Design

Concluindo

A Bauhaus tinha como princípio não somente propor uma nova estética, mas também de promover uma mudança social com modernidade e inteligência de projetos e recursos. Os objetos deveriam possuir uma qualidade de material e funcionalidade associada a harmonia em sua forma.

Referências

MET Museum

Bauhaus100

Bauhaus-Archiv

Bauhaus Movement

Bauhaus enciclopedia Itaú cultural

Um século de explosão meteórica do design

GROPIUS, Walther. Bauhaus: novarquitetura. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. 220p

Stuff

www | linkedin | twitter | instagram

Gosto de ouvir opiniões, se tiver alguma; estamos aí!

No bullshit. ​No gimmicks​. You got it! I make money not art.

Lenine(on)

Written by

UX Designer na Rede Globo. Devido a minha prática constante de cinismo e desapego, consigo evitar debates acalorados sem noção e "mimimi". No bullshit.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade