Sobre home-office, desenvolvedores, depressão e dopamina

Leandro
5 min readJul 6, 2023

--

Um título um tanto quanto chamativo, mas é por um bom motivo.
A intenção desse texto é poder ajudar alguém, fazer com que alguém se identifique com isso, e que possa assumir o controle de suas emoções, vida profissional e pessoal, e buscar ajuda profissional quando necessário.

Antes de tudo, queria te dar um pequeno contexto sobre mim: Comecei a trabalhar como programador em meados de 2011. Inicialmente como um desenvolvedor Java, em uma pequena empresa na minha cidade, em um pequeno escritório que era uma sobreloja no centro. E venho trabalhando como desenvolvedor desde então.

Faz bastante tempo.
O mundo mudou, a forma de trabalho mudou também.

Em 2019, eu iniciei meu primeiro trabalho totalmente home-office. Para uma empresa que era de São Paulo, distante da minha cidade no interior do Paraná.
Eu não tinha nada a reclamar do trabalho, apenas as pequenas coisas que programadores sempre reclamam :)

Ok, bom salário, ótima tecnologia, bons projetos, uma equipe acolhedora e excelente (talvez a melhor que trabalhei até hoje), um líder muito acima da média, 100% home-office, e viagens esporádicas para encontros presenciais do time. Para minha realidade, era tudo que eu queria e que buscava.

Até não estar tudo bem.

Os dias foram se passando, e eu me sentia um impostor dentro de meu time, procastinava por tempo demais do meu trabalho, evitava o trabalho duro, e um dia eu simplesmente não conseguia ser feliz em nada que fazia. A gente até tenta encontrar motivos dentro do nosso trabalho para justificar como nos sentimos, mas no final eram só desculpas.

O cansaço interminável, a vontade de só dormir e ver o dia passar. A desculpa que a nossa cabeça gera é que tudo vai melhorar se eu arranjar um novo emprego, como se somente isso magicamente faria que tudo melhorasse.

Começou a atrapalhar a minha vida, comecei a ficar apático, sem vontade de interagir com outras pessoas, nas reuniões do trabalho (muitas vezes bem informais e divertidas) eu vestia uma casca e que parecia estar tudo bem.

Meu limite foi quando em uma festa de final de ano, com a família, eu me isolei, não consegui interagir com a minha sobrinha que queria brincar e um pouco de atenção, problemas com a minha esposa, durante o dia me sentia deprimido todo o tempo como se nada estivesse bem, e pesado como se carregasse toda essa carga negativa nas costas.

Em 2021 eu busquei ajuda depois de uma recomendação do meu médico, que não encontrou nada de “errado” nos meus exames, então fui fazer terapia.
Com o medo do que as pessoas pensariam: “você faz terapia? você tem problemas?”, “você é tão privilegiado e ainda precisa de terapia?”.

Depois de muitas sessões, buscar conhecer seus problemas a fundo e a forma com que você realmente é. E descobrir que você é somente a soma de todas as suas experiências.

A culpa foi do home-office? Não.

Mas ele evidenciou meus problemas.
Como ele evidencia seus problemas?

Te deixando sozinho consigo mesmo, te deixando sozinho com os seus próprios pensamentos, e nesse momento os pensamentos automáticos se tornam o seu principal inimigo.

Estar rodeado de pessoas em um escritório (com um clima saudável é claro) tem seu lado bom, você tem pessoas para conversar, fazer amizades, feedbacks do dia-a-dia o famosos “nossa, que legal o que você fez!”, as coisas que te fazem não se sentir sozinho.
Quando eu migrei para o home-office, eu estava ali, no meu escritório em casa, sem ninguém por perto, interações via mensagens no Slack, reuniões no Google Meet, mas ainda assim, sozinho fisicamente. Com essa “liberdade” eu procastinei, assistia YouTube sempre que podia, me distraia com jogos, redes sociais, alimentando aquela dopamina do meu cérebro, e no final do dia, me sentia desprezível por não ter dado tudo de mim.

Mas amanhã vai ser diferente não é? Não era.
Isso dia após dia, só me fazia me sentir pior. Pior de não estar evoluindo tanto quanto gostaria, de estar desperdiçando chances de evoluir como desenvolvedor, a sensação de não merecer tudo aquilo, etc.
E eu descontava tudo isso, com mais procastinação, videos no YouTube, Twitch, e tudo mais que eu pudesse buscar para me aliviar daquele sentimento ruim.

Criei um desnível na famosa balança de prazer vs. sofrimento descrita no livro Dopamine Nation

Então buscamos cada vez mais o “prazer” para remediar a dor/depressão, e quanto mais buscados o prazer rápido, mais para o fundo do poço nós vamos depois. Criando um ciclo interminável.

E como ficar bem?
A primeira coisa é admitir que você não está bem, e tentar entender melhor você mesmo (use a terapia para isso), entender que todo dia é uma luta, e que você não pode fraquejar para si mesmo e se entregar. Cada um tem o seus próprios demônios para enfrentar, o seu problema não é menor do que do outro, você só precisa cuidar de si mesmo.

Eu entendi muita coisa em mim mesmo, depois de ler este artigo Programadores e depressão, recomendo que leiam, até mesmo as referências da palestra do Greg Baugues sobre a depressão na área de TI.

Para mim foi isso que eu tirei de toda essa experiência:

- Entender sobre sua ansiedade, por que você a tem e tentar ser mais realista em seus pensamentos;
- Se você se sente mal, busque alguém para conversar e se abrir, um amigo, um familiar, um psicólogo. Ao conversar sobre você mesmo, você coloca na realidade seus pensamentos, e isso vai te fazer entender melhor como você realmente é, e muitas vezes entender onde estão os seus defeitos;
- A vida não é uma competição, não adianta se comparar com os outros, isso só vai diminuir suas conquistas e te manter em um estado de que sempre se sente inferior, aprenda a valorizar a si mesmo;
- Quando entender melhor os seus defeitos, e qual a raiz deles. Vai ficar mais fácil de lidar com eles quando eles surgirem.

Hoje, 2023, continuo fazendo terapia. Continuo em home-office, e sim muito melhor.
Porém, entendendo muito melhor tudo que aconteceu naquela época.
E que este texto ajude se você sentir algo parecido, fale com alguém e não sofra sozinho.

Muitas vezes nós (pessoas relacionadas com TI) temos a pequena impressão de temos total controle de nossas vidas, ou do nosso mental, que podemos aprender qualquer coisa sozinhos. Ás vezes nem tudo pode ser resolvido com uma resposta do StackOverflow, e muito pouco se fala sobre isso entre pessoas da tecnologia, talvez você esteja passando por isso, ou conheça alguém que pareça estar passando por isso.

A vida pode te reservar problemas muito maiores, e você precisa estar bem para enfrentá-los.
Lidar com a depressão também é entender seus próprios problemas, e colocar um nível de prioridade e controle neles, mantendo os pequenos problemas dentro de seu controle.

Cuide-se!

Originalmente postado aqui: https://leandronishijima.github.io/posts/regarding_remote_work_developers_depression_and_dopamine/

--

--