Os 12 diferentes caminhos para as pequenas empresas inovarem

“As empresas com um olhar restrito podem perder oportunidades. Este novo framework chamado radar da inovação pode evitar isso.”

Os conceitos e as práticas de inovação se tornaram cada vez mais presente na pauta das grandes e das pequenas empresas. Já está no cotidiano buscar de forma contínua a inovação como vantagem competitiva. Mas afinal, o que é inovação? E como podemos inovar?

O conceito inovação, está muito além de ser criativo e gerar novas ideias. Inovar é explorar de forma bem-sucedidas estas ideias. Desta forma, fica evidente que gerar ideias e produzir novos produtos é somente uma parte do processo, mas apresentamos neste post, alguns caminhos que irão lhe nortear a buscar novas ideias e possibilidades de inovação.

“Não faz diferença o quanto inovador sua empresa pensa que é. O que importa é quanto os clientes estão pagando por isso. ”

Inovação em produto, não necessariamente se transforma em valor para os seus clientes. Muitas empresas estão programadas em inovar em produtos e esquecem em inovar constantemente no negócio. Inovação no negócio está intimamente ligado em novos valores para o seu cliente, e não em novas funcionalidades ou produtos. Inovação é relevante quando cria valor para os seus clientes (e também para a empresa). Desta forma, quando falamos de inovação de negócio, precisamos visualizar a empresa de forma holística, ou seja, todas as dimensões de forma interligada.

Em uma visão de 360 graus, podemos analisar a empresa como um sistema complexo e combater a miopia da estratégia por meio da análise do todo. Por meio do radar da inovação, analisamos 12 dimensões de inovação em negócios ancoradas em 4 aspectos básicos da estratégia organizacional:

  • Valor (O que): Desenvolva novos produtos ou serviços inovadores.
  • Processos (Como): Redesenhe os processos operacionais da sua empresa para melhorar sua eficiência e eficácia no processo de entrega e desenvolvimento.
  • Clientes (Quem): Descubra as necessidades dos clientes não satisfeitas ou identifique novos segmentos de clientes.
  • Presença (Aonde): Crie novos canais de distribuição ou pontos inovadores de presença, incluindo os locais onde as ofertas podem ser compradas ou utilizadas pelos clientes.

A partir destas 4 âncoras, podemos analisar mais 8 dimensões e explorar novas possibilidades de inovação na empresa:

  • Plataforma: Use componentes comuns ou blocos de construção para criar ofertas de derivativos.
  • Soluções: Criar ofertas integradas e customizadas que solucionam os problemas dos clientes de ponta a ponta.
  • Experiência do Cliente: Redesenhe as interações com clientes através todos os pontos de contato.
  • Captura de Valor: Redefina como sua empresa é paga ou crie novos fluxos de receitas.
  • Organização: Mude a forma, função ou atividade âmbito da empresa. Inovação organizacional muitas vezes envolve repensar o âmbito das atividades da empresa como redefinição das pessoas responsabilidades e incentivos.
  • Suplly Chain: Pense diferente sobre os seus recursos e formas inovadoras de otimizar sua cadeia de suprimentos.
  • Networking: Crie ofertas inteligentes e integradas a uma rede.
  • Marca: Posicione sua marca em novos mercados ou no mercado já atendido de maneira mais eficiente.
“Quando uma empresa é capaz de identificar e buscar as dimensões de inovação negligenciadas, ele pode mudar a base da competição, deixando outras empresas em clara desvantagem. ”

Tradicionalmente, as estratégias de inovação da maioria das empresas são o resultado da inércia simples ou convenção da indústria (” isto é como todo mundo inova “). Mas quando uma empresa identifica e persegue novas dimensões de inovação, ele pode mudar a base da competição e deixar outras empresas em clara desvantagem, pois cada dimensão requer um conjunto diferente de capacidades que não podem ser desenvolvidas ou adquiridas durante um período curto. A inovação ao longo de uma dimensão muitas vezes influencia as escolhas em relação as outras dimensões.

Like what you read? Give Leonardo Anésio a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.