O Marketing de Conteúdo como ferramenta principal para fidelização de clientes

Uma marca de roupas adicionou-me recentemente à sua comunidade do Facebook, eles nem se quer pediram a minha permissão, foi constrangedor para mim e é claro que logo a seguir abandonei a comunidade.

O conteúdo atraí

Você conseguiu detectar o problema logo no início do artigo? Se não notou, fique descansado, eu explico: Houve aí o problema de fidelização com a marca. Mas agora, o que fazer para que as pessoas se sintam parte do seu produto? A resposta para esta pergunta chama-se: Marketing de Conteúdo, e é sobre este assunto que seguiremos até ao fim do artigo.

Em palavras simples, o Marketing de Conteúdo é basicamente uma técnica que consiste em promover qualquer coisa, produzindo conteúdo relevante sobre o mesmo, com o objectivo de fazer os clientes participarem na construção da marca e conquistar mais e novos clientes.É contar uma história sobre um produto e dizer que ele vai resolver os problemas de quem utilizá-lo.

Oba! Já sabemos o que significa Marketing de Conteúdo, agora falta conhecermos mais um pouco sobre ele.

As instituições que possuem um canal de comunicação, não o têm apenas para serem visíveis, os canais existem para conquistar novos clientes e manter os antigos, mas sempre com o objectivo final de vender um determinado produto.

A utilização do Marketing de Conteúdo serve exatamente para isso, porém, ela não é mágica e obedece fielmente três fases:

Atrair

Você já viu uma mulher linda (homem para as senhoras) que despertou a sua atenção? Claro que sim, em Marketing de Conteúdo o conteúdo deve ser relevante o suficiente para despertar a atenção do público, só assim ele poderá seguir para a fase seguinte.

Fidelizar

Quando você já conheceu a mulher e sabe que ela tem valor, você passa a falar dela aos seus amigos, isto é o que em Marketing de Conteúdo chamamos de fidelização, fazer com que o público fique completamente engajado ao ponto de ele próprio falar sobre a marca.

Gerar lucro

Vocês já namoram, agora é hora de casar com ela e mostrar que você a merece e ela é a tal. É nessa fase que a empresa começa a lucrar porque os clientes passam a consumir o seu produto principal, eles já não têm duvidas, o seu produto é o melhor e vale a pena comprar.

Este é o verdadeiro poder do Marketing de Conteúdo. Se a empresa que me adicionou à sua comunidade do Facebook fizesse isso, com certeza que teria muitas chances de conseguir a minha atenção, porém, falhou.

Encontrou algum erro no artigo ou deseja entrar em contacto comigo? Este é o meu e-mail: leocarpomanuel@gmail.com

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.