uma boa dose de jovens querendo mudar o mundo

– por Leonam Espíndola

É engraçado, né? Nasci em 89 e durante o começo dos anos 2000, no começo da pré-adolescência ouvi o seu Zé, meu pai, comentando por muitos anos que a minha geração era uma geração perdida — jovens mimados que queriam as coisas dos seus jeitos, que não tinham para onde ir, que não sabiam o que queriam da vida, que queriam aproveitar o agora. Bem diferente da geração dele que era “engajada”, que queria mudar o sistema, se rebelar, expressar a sua revolta com o sistema. Hum.

Entrei na faculdade com 17 anos e estou saindo da mesma, se tudo der certo, em 5 semanas. Passei 6 anos dentro do ambiente acadêmico convivendo com diferentes jovens, passei por 3 cursos diferentes, com tantas perguntas e incertezas sobre o que deveria acontecer no futuro.

Aos 19, entrei na AIESEC — a maior organização estudantil do mundo que desenvolve agentes de mudança através de experiências de intercâmbio profissional e gestão de time. E foi lá que eu aprendi a entender a palavra propósito — foi lá que convivi com líderes em potencial que entendiam que para mudar o mundo era necessário gerar inspiração para a necessidade real de mudança e agir.

Com o passar dos anos fui convivendo com outros jovens, com outras tribos e outras redes, cada uma com mais perguntas, gerando mais conexões e querendo fazer as coisas do seu jeito. Falei com o meu pai ontem sobre isso — é, somos uma Geração Perdida, pessoal, não possuímos mais um caminho, não decidimos mais um jeito de se viver a vida, de encontrar a profissão dos sonhos, de estabilidade ou de ter certeza que estamos indo para a mesma direção. Somos uma Geração Perdida porque possuímos vários caminhos, assumir vários papeis na nossa vida e na vida de outros, porque tudo está mais próximo e todos estão na internet, porque mudar o mundo agora pode começar com 140 caracteres, porque inventamos um idioma próprio, queremos mais, gostamos mais e não temos medo: mudar o mundo pode sim começar no facebook.

Leonam Espíndola


espindola.leonam@gmail.com


Originally published at umaboadose.com on November 1, 2012.