5 dicas para escrever um conteúdo relevante

Leonardo Born
Jun 18, 2018 · 4 min read

Recentemente, participei da produção de um artigo sobre carreira e o mercado de freelancer, que foi colocado em destaque não só uma vez, mas duas, pela própria plataforma onde foi publicado: o Linkedin. A primeira, por escolha dos próprios editores do Linkedin. A segunda devido ao alto número de acessos obtidos com o conteúdo.

Foi um trabalho em equipe em tanto, que acabou me dando a ideia para esse post.

Pensei: “Porque não mostrar quais foram alguns dos fatores mais relevantes para que a publicação ganhasse asas e alçasse voos tão altos? ” Apesar de trabalhar há 8 anos na área de comunicação, sou novo ainda como produtor de conteúdo independente e ver um resultado desse, mostrou como posso estar trilhando o caminho correto. E nada melhor então do que compartilhar o que deu certo para que isso fosse possível.

Então aqui vai. Vejam quais foram os fatores mais relevantes para que uma publicação chamasse a atenção de uma plataforma de renome, como o Linkedin.

Como escrever um conteúdo relevante

Organização

Sim, na minha opinião, esse é um fator primordial. Só com organização, ou seja: saber qual era o objetivo da matéria, quem seria seu público e de que forma (qual a estrutura a ser construída), daria a base tanto para pesquisa, tanto como para a abordagem ideal para redigir o artigo. A quem interessa? Porque interessa e o que se pode levar de conteúdo relevante a esse público? O que fará a diferença e atrairá a atenção para o texto em questão? Só com organização, destrinchando a ideia primária é possível dirigir o texto para que responda a essas questões de forma implícita e assertiva.

Pesquisa

Esse fator, também deve ser muito bem trabalhado para que o conteúdo tenha qualidade e por consequência relevância. Para isso é preciso pesquisar a fundo diversas fontes e checá-las para que tenha certeza do que você está escrevendo não seja uma bobagem, uma mentira ou esteja desatualizado. E se existirem dados e números, sempre os confirme e cite as fontes para não prejudicar a ninguém a principalmente a sua própria imagem.

Redação do artigo

Divida a redação do artigo em tópicos. Crie um roteiro para saber que parte irá abordar naquela etapa do texto e não perder o foco nem se distanciar do objetivo principal proposto pelo conteúdo. Costumo dividir o que vou escrever por objetivo, introdução, desenvolvimento da ideia, justificativas, benefícios e conclusão. Claro que isso sempre irá variar de acordo com o tipo de conteúdo, mas criar um roteiro para escrever, mantém seu foco no objetivo final do artigo.

Revisão

Nessa etapa, é importante que não só você revise o que escreveu, como outras pessoas o façam. Quando for revisar, normalmente dê um tempo para o texto “descansar”. Se distancie dele por uma meia hora no mínimo, para que ao revisá-lo, o enxergue com outros olhos. Isso fará que veja com maior clareza o que deve ser corrigido e o que pode ser melhorado.

Trabalho em equipe

Essa etapa foi crucial para que o artigo obtivesse sucesso. Tudo começou com um esboço, o qual foi trabalhado e retrabalhado diversas vezes. Cada vez que passava por uma nova mão e voltava, com uma nova revisão, o artigo ganhava mais potência e conteúdo relevante, alimentado e alicerçado por outros conteúdos que criaram ramificações e o deixaram tão atraente que se tornou irresistível, devido a riqueza de fontes e detalhes com o qual foi feito. E isso só foi possível, porque foi feito por várias mãos e cabeças diferentes. Cada uma com uma visão particular sobre o assunto, que deu ao conteúdo um resultado rico, entregando algo realmente relevante a quem o leu.

O que mais deve conter um bom conteúdo?

Esses 5 fatores citados aqui, são apenas alguns, pois eu poderia escrever um e-book sobre todos os pormenores que fazem de um conteúdo algo realmente relevante e de qualidade, já que dentro de cada fator existem outros pontos que podem ser abordados, como imagem, palavras-chaves, técnicas de SEO entre outros e são também muito importantes para o desenvolvimento de um bom artigo. Mas da minha visão macro e particular, principalmente para essa matéria, esses são os que considero fatores de destaque para o sucesso que o artigo em questão alcançou.

Abaixo segue o link para ao artigo do qual tanto falei:

https://www.linkedin.com/pulse/tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-para-trabalhar-e-se-dar-sanches/

Espero de alguma maneira, também ter ajudado com essa publicação.

Leonardo Born

Written by

Escritor de mistério com dois livros publicados. Conheça aqui meus pensamentos, lançamentos e novidades.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade