Quero escrever um livro.

Foi isso que falei para um professor em 2012, e a resposta dele foi: “Então escreve pow”. E eu escrevi.
A vontade de escrever um livro não é de agora, tenho esse desejo desde criança, porém lá atrás, era apenas um desejo, pois nem o hábito de leitura eu tinha e penso que seja impossível escrever um livro sem tem o “convívio” com a leitura.
Então, queria escrever mas não fazia ideia sobre o que escrever, foi então que nesse período eu fui convidado para ser coordenador de uma equipe na academia onde trabalhava, aceitei e comecei a estudar sobre liderança, pessoas, entre outros e foi então que fui apresentado ao mundo dos livros e da leitura, nessa mesma época iniciei minha pós graduação. A primeira aula foi com um professor incrível no qual identifiquei como uma grande oportunidade de me apoiar para crescer como profissional e como pessoa, ele também era escritor além de professor, estudante e empreendedor e isso tudo foi me inspirando.
Compre e li seu livro, e na aula seguinte ele perguntou para a turma quem tinha o interesse de escrever um livro, de imediato levantei minha mão e nesse momento eu mesmo me coloquei diante de um grande desafio, após algumas leituras eu já havia identificado um tema para escrever.
Fiz uma autoanálise e identifiquei o quanto já havia evoluído e alcançado alguns sonhos, e me questionei, como havia conseguido isso. Foi ai que percebi, que foi sempre me inspirando em outras pessoas, senti a necessidade de agradecê-los e escolhi escrever um livro para isso, já conhecia a frase do Isacc Newton, “Se cheguei até aqui, foi porque me apoiei e ombros de gigantes”, e na última aula com esse professor, ele falou exatamente essa frase, foi um estalo, um empurrão de: “Vai, você está no caminho certo”.
“Se cheguei até aqui, foi porque me apoiei e ombros de gigantes”.
Voltei para casa e logo comecei a escrever. As ideias fluíram e logo tinha algumas páginas escritas. E agora? O que fazer? Mandei mensagem para esse professor e hoje um grande amigo e mentor, Joel Moraes.
- “Joel, acho que escrevi algumas coisas. O que eu faço?”
- E ele: “Publica.”
- “Mas como faço isso?”
- “Joga no google”.
Acho que não era bem a resposta que eu esperava, mesmo assim o fiz. Google: “Como publicar um livro?”, e comecei a ler e estudar maneiras de publicação, os tipos de publicações que existiam e as editoras que poderiam publicar. Li sobre cada uma das que encontrei e escolhi as duas que mais me chamaram atenção, mandei um e-mail e após o retorno escolhi uma editora de São Paulo e então começou o processo mais longo até o grande dia.
Primeiro mandei o que havia escrito para que a editora avaliasse se o material seguia a linha de publicação, o material foi aceito e durante meses e meses eram e-mails e skypes para correções, ideias e sugestões. Edição concluída, era hora de definir os detalhes finais, capa, estilo de folhas, corpo do livro, estilo de letra e de novo mais algumas semanas de e-mails e skypes, foi então que recebi em pdf para avaliar, ler e confirmar a finalização do material.
Estava concluída uma longa etapa para dar início a outra, no dia 01 de abril eles “baterão” em minha porta e então foi só alegria, desde então é uma relação de amor e crescimento. A partir desse dia minha vida ganhou muito mais sentido, são grandes oportunidades que surgem à todo o momento, minha vida continua seguindo a mesma linha de buscar mais e mais gigantes para que eu possa me apoiar, porém após me livro, senti o peso da responsabilidade em compartilhar tudo o que aprendi e venho aprendendo, portanto esse livro foi apenas o início de uma jornada que será de conhecimento, aprendizagem e compartilhamento.
Então. Você viu um gigante por aí?