Leonardo de Paula
2 min readJul 14, 2018

PRESSA

Texto: Eclesiastes 3:1, 11

Ele fez tudo apropriado ao seu tempo”

Tenho passado um bom tempo exercitando o aprendizado dos livros Celebração da disciplina e Rios de Água Viva de Richard Foster. Sim, essa conversa é sobre disciplinas espirituais e um pouco de minha percepção sobre mim mesmo e o processo de “mastigar” mais os conteúdos que me interessam para que eu possa lograr êxito, e sobre tudo ao nosso redor que nos impede de ter uma vida mais sossegada, mais introspectiva e menos estressante.

Aliás, foi lendo o Celebrando que tirei os temas para os artigos. Vamos conversar sobre Pressa, Ruídos e Multidões.

Não haja talvez melhor expressão nas Sagradas Escrituras sobre o tempo e a vida do que as reflexões de Salomão em Eclesiastes.

Sua inquietação com a finitude humana o faz perceber pouco a pouco as coisas que realmente importam.

Enquanto vivemos imaturamente, não percebemos o valor das coisas mais simples e mais essenciais da vida (relações, família, afetos). Tudo hoje está localizado no campo da superficialidade.

Apressados, somos levados de crise em crise, de euforia em euforia, de depressão em depressão e de morte em morte.

O mundo é uma montanha russa. Tudo é feito pela metade, nada se completa. Por causa da pressa, não concluímos projetos de curto prazo e já queremos tocar outros pra frente. Eclesiastes é uma reflexão bem honesta sobre finitude e limitações humanas. Temos que encarar de frente a real probabilidade de que não realizaremos todos os nossos sonhos, talvez bem poucos.

Por isso, ao empreender nosso projeto de vida integral devemos gastar tempo em cada detalhe. Já diziam os antigos:

A pressa é inimiga da perfeição”

Se quisermos realizar algo bom, útil e duradouro, façamos sem pressa, por quê somos filhos de um Deus que não é nem um pouco apressado.

Abraços, Nele em quem habita toda plenitude dos tempos.

Leonardo de Paula

Um simples aluno de Jesus. Escrevo sobre o que tenho vontade. Seja bem vindo!