Minha história de conquistas e superações

Sou um Engenheiro de Produção que sempre está buscando por experiências que me tragam uma evolução tanto profissional quanto pessoal. Ao ler meu currículo, você verá que tive diversas experiências durante os anos que passei na faculdade. Eu busquei ter essas experiências porque eu queria ver as coisas que eu aprendia na sala de aula acontecendo na vida real. Minhas experiências vão desde o chão de fábrica, passando por marketing, relacionamento com o cliente até vendas. Essas experiências me deram uma visão ampla sobre os passos que um produto dá desde sua concepção até sua venda. As fundações da minha carreira estão bem consolidadas, e agora eu busco uma oportunidade para mostrar todo o meu talento.

Sou um jovem que construiu uma trajetória que me faz sentir muito orgulho. Sou o mais velho de quatro filhos, nasci e cresci na periferia de São Bernardo do Campo/SP. Filho de pai caminhoneiro e mãe dona de casa, tive uma infância humilde, mas com muito amor e dedicação dos meus pais. Por mais difícil que tenha sido para meu pai sustentar a família, nunca nos faltou comida na mesa e um teto para morar, o que para meu pai, que cresceu em meio a miséria do sertão de Pernambuco, já foi uma grande realização e motivo de muito orgulho. Por mais humilde que tenha sido minha criação, meus pais sempre tiveram muita dedicação com a minha educação. Minha mãe acompanhava minha vida na escola de perto, jamais faltou a uma reunião de pais e sempre exigiu de mim boas notas e sempre colocou na minha cabeça que a educação é o melhor caminho para vencer na vida.

Ao terminar o ensino médio eu consegui uma bolsa de estudos integral na FEI, e consegui sustentar essa bolsa com muito esforço e dedicação durante os seis anos de curso. Durante minha formação acadêmica também consegui conquistar uma bolsa para estudar nos EUA por um ano, o que também exigiu de mim muito esforço e dedicação. Hoje sou um Engenheiro formado em uma das mais respeitadas escolas de Engenharia do país, o filho de caminhoneiro que conseguiu superar todas as barreiras e estudar no exterior. Tive conquistas na minha vida que meus pais jamais tiveram a oportunidade de almejar, e me sinto muito orgulhoso por isso. Diante de toda a dificuldade que meus pais passaram para sustentar a mim e aos meus irmãos, quando ví a felicidade e o brilho nos olhos deles diante dessas conquistas, me senti realizado e muito orgulhoso da minha trajetória. Hoje olho para meu currículo e percebo que meus pais estavam certos, a educação é sim o melhor caminho, e quem investe nela, independentemente da realidade em que vive, consegue trilhar um caminho de muitas conquistas.

Voltando ao assunto do meu intercâmbio, tive a oportunidade de estudar nos EUA por um ano, entre 2015 e 2016, graças ao programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal. Estudei durante dez meses na Western Michigan University, numa pequena e adorável cidade do estado de Michigan chamada Kalamazoo. Nos dois últimos meses de intercâmbio, acabei me mudando para Binghamton, em Nova York, para trabalhar no meu TCC e conseguir uma certificação em Lean Six Sigma Green Belt. Esse intercâmbio representou para mim um marco na minha vida. Pela primeira vez me vi morando sozinho em um lugar completamente diferente da minha realidade, longe da família e dos amigos. Mas eu cheguei lá decidido a conhecer pessoas e fazer amizades para treinar meu inglês e também para conhecer novas realidades e culturas. E foi o que fiz, eu conheci diversas pessoas de várias nacionalidades que mantenho contato até hoje, nós compartilhamos experiências, pensamentos e diferentes pontos de vista. Os maiores benefícios que adquiri nessa experiência foram a possibilidade de trabalhar minhas habilidades interpessoais e de entender o quão diversa nossa sociedade é. Hoje tenho mais consciência social, consigo olhar para nossa sociedade com um olhar diferente, e percebo a pluralidade que está a minha volta.

No âmbito pessoal, gosto de cultivar minhas amizades e sempre busco apoio na minha família. Quem convive comigo e me conhece sabe que sou uma pessoa que acima de tudo preza pela verdade, sinceridade e honestidade. Sou conhecido pelo meu espírito aventureiro por sempre estar buscando por experiências e oportunidades que façam sentido para meus objetivos de vida. Eu não tenho medo do novo nem do desconhecido, pelo contrário, sair da zona de conforto é sempre atraente para mim, gosto do dinamismo da vida.

Em meus momentos de laser gosto de estar na companhia dos meus amigos, ir com eles para a praia, para uma chácara ou até mesmo um barzinho para jogar conversa fora. Me interesso por política, tecnologia e gosto muito de história.

Escolhi a Johnson & Johnson porque enxerguei na proposta do programa a oportunidade de acelerar meu desenvolvimento profissional. Busco um programa de Trainee que me dê a possibilidade aplicar meus conhecimentos em projetos que causem um impacto positivo na companhia. Acredito muito na diversidade e me identifico com empresas que abraçam essa ideia, creio que trabalhar em um ambiente com pessoas diversas é sempre positivo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, e fiquei muito feliz em saber que o tema Diversidade e Inclusão é levado a sério na Johnson & Johnson a ponto de fazer parte da sua Visão e Missão.

Quando eu for bem velhinho, quero ser lembrado como alguém que lutou para transformar a sociedade num lugar melhor. Da mesma forma que me foram dadas as oportunidades para eu escrever a minha história, quero que outros jovens possam ser capazes de escrever as suas. Dentro da minha realidade e das minhas limitações, vou sempre estar do lado daqueles que historicamente tiveram suas vozes e seus sonhos sufocados por interesses escusos. Acredito que todos temos uma missão nesse mundo, e a minha é essa: transformar a sociedade por meio do meu trabalho e da minha voz, servindo como inspiração para aqueles que assim como eu, sonham com um mundo melhor.