Arte de Vender

Quem nunca ouviu dizer que todos nós somos vendedores? Ou que você está sempre vendendo algo? Jargão usual, muitas vezes utilizado para valorizar o vendedor. Não deveria. Vender é uma ciência. E sim, todos nós, estamos sempre vendendo algo. Nem que seja uma paquera ou uma “cantada barata”.
Percebemos atualmente um movimento das empresas preocupadas em modernizar seu modelo de negócio, modernizar a sua estrutura, modernizar a sua missão, visão e valores, mas, esquecendo de modernizar o pulmão que as mantém de portas abertas. Incorporar as mudanças e melhorias é importante, mas se vamos fazê-lo, que seja por completo. Não dá mais para vender como se vendia há 5 anos atrás.
A palavra da vez é: especialistas. Quem nunca viu o Seu Zé sendo o vendedor faz tudo? Seu Zé, prospecta. Seu Zé, visita. Ele também fecha. E Seu Zé, também cuida do pós. ESTÁ ERRADO.
É preciso olhar para dentro do comercial das empresas e começar a enxergar a habilidade de cada vendedor. Criar um modelo de especialistas onde alguém é responsável por prospectar, alguém é responsável por fechar e alguém é responsável pelo sucesso do cliente. Isso mesmo, pós vendas é coisa de 5 anos atrás. Criou-se um funil. Uma engrenagem eficiente.
Os clientes estão lá fora. É preciso vencer os desafios internos para conseguir trazer esse cliente para dentro da engrenagem. Uma vez dentro, o sucesso é certo.