Por que fazer parcerias de negócios?

Leonardo Granja
2 min readJan 25, 2019

Iniciei recentemente uma série de mentorias com startups interessadas em escalar seus negócios através de uma estratégia baseada em parcerias.

Muitas vezes, encontro startups que possuem produtos excelentes que resolvem problemas cotidianos de empresas e pessoas. Como startups normalmente já nascem conectadas em um ecossistema, é cada vez mais comum que consigam vender seus produtos entre si, ajudando a resolver de forma mútua os problemas que possuem.

Contudo, muitas vezes encontram dificuldade em expandir seus negócios para outros territórios ou vender para grandes empresas, por exemplo. É exatamente nesse momento que surge a necessidade de formar parcerias de negócios.

Mas porquê essas startups deveriam estar preocupadas em fazer parcerias?

Porque as parcerias tem o objetivo de complementar competências, ajudando startups nas vendas e na execução, pontos que, normalmente, por falta de recursos, podem se tornar gargalos para o crescimento. Abaixo elenco três características que fazem das parcerias uma importante estratégia para escalar negócios:

  1. Capilaridade: startups muitas vezes não possuem recursos para contratar executivos de vendas em todas as regiões que pretendem atuar. Ao firmar parcerias, a força de vendas é multiplicada e atua em territórios onde a startup não está presente;
  2. Execução: a limitação de recursos encontrada no início de vida das startups, pode vir a prejudicar a entrega ao cliente final, ponto que pode ser mitigado se a entrega for compartilhada ou terceirizada através de um parceiro;
  3. Segurança: grandes empresas buscam contratar empresas que possam garantir suas entregas, quesito que muitas vezes pesa contra as startups por falta de histórico no mercado. Unir forças com empresas consolidadas, pode dar aos clientes a segurança que precisam para contratar os produtos e serviços inovadores criados por startups;

Esses são só alguns dos motivos pelos quais as parcerias podem fazer parte da estratégia de expansão e crescimento de um negócio. É sempre válido ressaltar que cada modelo de negócio exige tipos de parcerias diferentes e que é necessário haver dedicação e planejamento para atrair e manter bons parceiros que se mantenham engajados em um objetivo comum.

Este post faz parte de uma série de posts relacionados à como parcerias podem ajudar startups a escalar seus negócios. Há algum tema que você tem interesse em conhecer mais? Comenta aqui embaixo, que terei prazer em ajudar!

#startups #parcerias #alianças

--

--

Leonardo Granja

Partner Development Manager at Amazon Web Services (AWS)