Ninguém tem bola de cristal

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
2 min readFeb 23, 2017

--

Eu sou uma pessoa bem literal. Se eu falei algo para você, o significado daquilo é muito provavelmente o que foi falado. ‘Gosto de você’, significa que eu gosto de você. ‘Você é uma pessoa legal’, significa que você é uma pessoa legal. ‘Vai toma no cu’, significa que eu estou te mandando tomar no cu. ‘Gosto de tal coisa’, significa que eu gosto dessa determinada coisa. Costumo dizer que sou uma pessoa bem simples, e principalmente nos dias de hoje, eu não fico fazendo firulas sobre tudo que digo para alguém.

O principal motivo disso? Ninguém tem bola de cristal e muito menos consegue ler mentes. Muitas vezes achamos que o ideal é que as pessoas consigam ler nas entrelinhas e entender a intenção que possuímos ao dizer alguma coisa. O que é um pouco absurdo, afinal nem nós mesmos conseguimos ter esse tipo de sensibilidade na maior parte das vezes.

Não tem porque você ficar inserindo mensagens subliminares em tudo que você diz. Ficar cobrando uma super-interpretação das outras pessoas quando você quer. Ninguém é obrigado a saber quando você está dizendo as coisas literalmente e quando você quer passar uma mensagem sem dizer claramente. Precisamos parar com esse tipo de exigência que, na verdade, só cria uma montanha de mal entendidos.

Mas quero lembrar que ser literal é completamente diferente de ser mal-educado. Eu não estou dizendo que você deve falar tudo que vem a sua mente, e muito menos ofender ninguém só para ‘dizer a verdade’. Tudo tem um jeito educado e menos ofensivo de ser dito, e é dessa maneira que eu digo que deveríamos ser mais literais. Somos responsáveis pelo que dizemos, e essa é a única coisa que podemos controlar de verdade. Então que tal parar de achar que as pessoas tem bola de cristal e tentar ser o mais claro possível?

Você pode me encontrar nas seguintes redes: Twitter | Instagram

--

--