O que é pensamento computacional?

Para responder o que é pensamento computacional, eu preciso utilizar de uma técnica utilizada também na computação que divide o problema em problemas menores até ser indivisível e então vai resolvendo um a um! Então vamos dividir as palavras:

Pensamento | computacional

Pensamento acho que já é fácil definir de modo geral, porém existem diversas linhas de estudo a qual estudam sobre isto tais como: Filosofia, Psicologia, Sociologia… Ciências cognitivas de um modo geral.

Mas deixemos ele da forma mais simples: Ato de pensar.

Computacional — Computador — computar
Computar: O que é computável, ou seja calculável. 
Computador: Maquina criada como intuito de resolver problemas através de funções logicas.
Computacional: Como um computador ou em instancia de um computador.

Então em analise da palavra e puramente isto, o pensamento computacional seria pensar como um computador. Mas será só isso?

O que está por trás de um computador são muitos elementos, e gostaria de abordar alguns deles para então esmiuçar o que seria o Pensamento Computacional de fato!

Primeiro fato que trago é que a ciência da computação é considerada uma ciência cognitiva, mesma categoria de Psicologia, filosofia entre outros.

Mas o que é essa tal cognição? 
Cognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

Perceba que o que a cognição está no dia a dia, então uma ciência cognitiva é uma ciência do dia a dia. E isto implica dizer que é interdisciplinar por natureza. Mais a fundo posso dizer que a não só é uma aquisição de conhecimento, mas sim uma aquisição para resolver os problemas da vida.

Existem ramos cognitivos na computação que é tão interdisciplinar que podemos até nós questionar se é computação ou outro ramo ou ainda um novo ramo a ser explorado. Um bom exemplo é a inteligencia artificial, ela trabalha muito a linguística, a psicologia e a computação. Três áreas cognitivas.

Então creio que já posso afirmar que o pensamento computacional é uma forma de pensar dentro do ramo cognitivo.

Mas é isso? Será que tem algo a mais?

Podemos então juntar os 2 conceitos e trazer o pensamento a um nível de abstração e automação para ajudar e facilitar tarefas do dia a dia usando ações utilizadas normalmente no computador, que é praticamente esta proposta que Jeannette M. Wing defende. Ela diz que o pensamento computacional se divide em 4 eixos bases:

1- Decomposição: Capacidade de reduzir um problema ao menor possível para analisar, resolver e recompor.
2- Reconhecimento de padrões: Capacidade de reconhecer, reutilizar e recriar padrões.
3- Abstração: Capacidade de focar no que importa ignorando as futilidades.
4- Algoritmo: Desenvolver um padrão passo a passo como resolver resolver um problema.

Uns exemplos interessante de aplicação do pensamento computacional no dia a dia são:

1- Ordenar mais rapidamente muitos itens. Divide-se os itens até ser unitário e vai comparando e reorganizando até reorganizar tudo.
2- Reconhecer padrões em alunos que estariam indo mal na classe de algum professor. Abstrair então o problema então decompor o problema e então com a decomposição criar um algoritmo para recompor em forma de resolver o problema para todos.

Então com isso espero quer auxiliado ao leitor a entender um pouco mais o pensamento computacional.