Co-Founder, CTO & Developer at harmo.me

Neste artigo, trago para você, um texto escrito pelo nosso filho de fé Francisco Carlos Gamero, onde ele compartilha conosco uma grandiosa reflexão sobre a vida.

Aproveitando, recomendamos que você leia nossos artigos O que é a religião de Umbanda? e Ervas utilizadas em nossa tradição.

A VIDA……….VIDA?

Image for post
Image for post
Qual o sentido da vida?

A concepção acontece unindo o espermatozoide masculino ao óvulo feminino, formam a primeira união equilibrada do masculino com o feminino metade de cada DNA se fundem e a vida se inicia, mais ou menos 9 meses depois eis que surge o ser humano totalmente formado pronto para a vida terrena, o que são esses 9 meses para o universo? Uma centelha ou a mínima parte de um espaço de “tempo” tempo terreno, um ser totalmente dependente de outro ser humano e quando nos deparamos chegou a proximidade com o final desta centelha de vida, 10, 20, 30, 80, 90 anos ou às vezes até mais, mas repito o que são esse 80, 90 ou 100 anos para o universo esse tempo terreno nos parece longo, mas quando nos damos conta se passou e para o universo é novamente o que? …


Neste artigo, trago para você (com base na visão de minha tradição e também na minha) como encontrar um terreiro sério e de uma maneira séria.

Aproveitando, recomendamos que você leia nossos artigos O que é a religião de Umbanda? e Ervas utilizadas em nossa tradição. A primeira recomendação é obrigatória para que você possa compreender o que está sendo passado neste artigo.

Image for post
Image for post
Ritual feito no dia 12/10/2019 na Praia do Campeche em Florianópolis

Introdução

Considerando que você já leu o artigo O que é a religião de Umbanda?. Procurar uma tenda (um terreiro, um Ilê, uma casa, um centro, etc.) de Umbanda, não é uma tarefa fácil. Tentarei trazer maneiras de tentar facilitar esta procura. …


Neste artigo, trazemos para você as ervas mais utilizadas para os banhos em nossa tradição. Separando-as por linhas de trabalho.

Aproveitando, recomendamos que você leia nosso artigo O que é a religião de Umbanda?, clique aqui para ler.

Image for post
Image for post
Ervas para banho

Introdução

Então, falaremos quais ervas são mais utilizadas e recomendadas para banhos, dentro das linhas de trabalho na Umbanda (em nossa Umbanda). Portanto, falaremos sobre os tópicos abaixo.

  • O que são as linhas de trabalho?;
  • Quais as linhas de trabalho que atuam em nossa casa;
  • O que é preceito e os principais objetivos dos banhos de ervas;
  • Linhas e suas ervas para banho;
  • Recomendações…


Trazemos para você, o que é a religião da Umbanda para nós na Tenda do Caboclo Pena Branca (da tradição da Tenda Cosme, Damião e Doum). Pois não podemos falar em nome da Umbanda como um todo (as Umbandas).

Entendemos que muitos conteúdos não são verdade absoluta! Espero que possamos auxiliar-vos em seus estudos.

A Umbanda é uma religião brasileira, revelada pela manifestação do espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas. E antes de começarmos: Umbanda não é macumba!

Image for post
Image for post
Capa do Livro Umbanda Não é Macumba de Pai Alexandre Cumino. Pela editora Madras.

O Contexto

No Brasil, no século XIX e XX (o século da história e historiografia, respectivamente), permeava-se muito pré conceito sobre os povos que aqui já existiam, os que vieram e os que surgiram. …


Image for post
Image for post
Tenda de Umbanda São Cosme, Damião, Doum e as 7 linhas de Umbanda — Onde tudo começou

Nossa tradição existe desde antes da década de 50, onde a Vó Francisca Santiago Pereira iniciou sua vida mediúnica aos nove anos de idade com a manifestação da Cabocla Juremita, no ano de 1944, em Aracaju, no estado de Sergipe.

Vó Francisca iniciou a Tenda de Umbanda São Cosme, Damião, Doum e as 7 linhas da Umbanda no final da década de 90, em Araraquara SP. Antes disso, todos os rituais eram feitos em casa apenas para os familiares. …


Image for post
Image for post

Neste primeiro artigo da Tenda do Caboclo Pena Branca, falaremos sobre um dos assuntos mais abordados na atualidade brasileira: a intolerância religiosa. O foco não é sobre Umbanda ou sobre a nossa tradição, apenas traremos alguns dados e falaremos sobre a intolerância que a nossa tenda recebeu.

Começando analisando alguns dados de um dossiê sobre religião:

Image for post
Image for post
Fonte: www.comunicaquemuda.com.br/dossie/religiao/

Temos que 71% das vítimas de intolerância religiosa no Brasil, são de religiões Africanas e 3,8% são ataques contra a liberdade religiosa. Vale lembrar que a constituição de 1988 garante a liberdade de crença no País e desde 15 de maio de 1997, a Lei Federal 9.459 …


Image for post
Image for post

Em algumas palestras ouvimos dizer que este assunto é hype, mas quando necessitamos de informações mais concretas sobre o assunto, não se encontra muito conteúdo em português ou até mesmo cases de utilização e sucesso.

Conosco aqui na reviewr não foi diferente. Uma parte da nossa arquitetura é completamente em Serverless/FaaS e tivemos grandes desafios. Eu e o Marcelo Andrade (CTO da reviewr) palestramos no StartupSC Summit 2018 e gostaríamos de compartilhar com você nossa experiência.

O que é Serverless?

Sempre que entramos neste assunto, utilizamos muito os argumentos e definições do mestre Mike Roberts:

Image for post
Image for post
martinfowler.com/articles/serverless.html Mike Roberts — Serverless Definition

Ou seja, serverless possui duas possíveis definições: aplicações que dependem significativamente de serviços de terceiro (Backend como serviço, também conhecido na sigla BaaS). Como também, um contêiner efêmero para execução de um código personalizado (as famosas functions). …


Image for post
Image for post

Este é o terceiro post de uma série onde abordaremos todos os cinco princípios do SOLID. Neste, falaremos sobre “Liskov substitution principle”, abreviado por LSP, e significa literalmente “Princípio da substituição de Liskov”.

  • O primeiro post foi sobre “Single responsibility principle”, abreviado por SRP, e você pode ler aqui.
  • O segundo post foi sobre “Open closed principle”, abreviado por OCP, e você deve ler aqui.

Para começar: falar de SOLID é falar de programação orientada a objetos e design (OOD). …


Image for post
Image for post

Este é o segundo post de uma série onde abordaremos todos os cinco princípios do SOLID. Neste, falaremos sobre “Open closed principle”, abreviado por OCP, e significa literalmente “Princípio aberto-fechado”.

O primeiro post foi sobre “Single responsibility principle”, abreviado por SRP, e você pode ler aqui.

Para começar: falar de SOLID é falar de programação orientada a objetos e design (OOD). Tendo isso em mente, o princípio aberto-fechado traz uma perspectiva importante: os participantes precisam ser abertos para extensão e fechadas para modicação.

Antes de tudo, os conceitos SOLID estão atrelados?

De maneira ou outra, sim! No primeiro post, discutimos sobre SRP onde os participantes devem possuir somente uma razão para mudança; adicionar uma nova feature irá violar tanto SRP como OCP. Ou seja, quanto maior o número de responsabilidade de um participante, maior a probabilidade de violar OCP. …


Image for post
Image for post

Em programação de software a sigla SOLID tem ganhado cada vez mais importância. Trata-se de um acrônimo popularizado por Robert C. Martin (o Uncle Bob), onde cada letra representa um dos cinco princípios do OOD (object-oriented design) que, quando aplicados em conjunto ou isoladamente, possibilitam a criação de códigos com facilidade de manter e de se estender ao longo do tempo.

Esse é o primeiro post de uma série onde abordaremos todos os cinco princípios do SOLID. O primeiro é sobre “Single responsibility principle”, abreviado por SRP, e significa literalmente “Princípio da Responsabilidade Única”.

Para começar: falar de SOLID é falar de programação orientada a objetos e design (OOD). Tendo isso em mente, o Princípio de Responsabilidade única traz uma perspectiva diferente para a orientação a objeto: a coesão. …

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store