As vantagens de se viver na civilização

Você acha que o seu lugar é na floresta?
O filme O Garoto Selvagem, de Truffaut, narra o resgate de um menino de 11 ou 12 anos que (pelo que se sabe) nunca teve contato com nenhum tipo de civilização. Este então é adotado por um professor e treinado diariamente pelo mesmo a aprender a ler, escrever e raciocinar. É possível observar um pequeno e lento progresso no selvagem, porém o rapaz está sempre entediado e cansado de sua nova vida. E é aí que entra o questionamento: nossa vida seria melhor se estivéssemos em nosso habitat natural, a selva?
Para o menino do filme, acredito que sim. Vendo por esse prisma, talvez seja até imoral tentar educar essas crianças que se criaram sozinhas em virtude do isolamento. Digo isso por serem casos raros, é claro. O homem branco tem uma mania de querer colocar um jeans em tudo que nasceu longe de seus costumes. Os índios que o digam!
A vida antes das roupas e das máquinas poderia ser chamada de tudo menos de estressante. Também não poderia ser chamada de entediante, porque nosso antepassados não tinham com o que compará-la. Poderia ser chamada de perigosa, pois fugir de um leão já foi a maior fonte de insônia na vida humana. Curioso que quanto mais conforto e segurança temos mais preocupações geramos. Não temos medo de nenhum animal selvagem, a não ser do próprio homem, e mesmo assim criamos uma teia infinita de coisas que nos aborrecem no cotidiano o suficiente para tirar-nos o sono. São boletos, tarefas no emprego, artigos de faculdade, saber se a pessoa desejada vai curtir a última foto postada no instagram, levar o cachorro pra passear, levar os filhos na escola, ter que apresentar uma palestra sobre um tema entediante, e infinitas situações que se infiltram por nosso dia a dia e martelam na consciência.
O homem neandertal não tinha que pagar boletos, e muitos menos reclamar disso para parecer adulto nas redes sociais; não tinha que esperar na fila do banco, e não precisava poupava luz para não ter que pagar a gasolina. Também não tinha que poupar água para manter o bom senso de salvar o planeta. Sua única preocupação era sobreviver. Mas por outro lado, na época não existia a música dos Beatles, os livros do Harry Potter, os filmes do Tarantino, e as novelas mexicanas. Não havia pizza, cerveja, torta de limão e chocolate Tortuguita. Os neandertais não assistiram o Goku fazer a genki-dama em Dragon Ball Z, não conheceram a tristeza de chorar no episódio de Chaves em que ele é chamado de ladrão e não riram dos memes do Brasil quando perdeu de 7x1 pra Alemanha em casa (se pudessem ver essa cena certamente acreditaram se tratar de uma alucinação).
É…pensando bem, eu prefiro viver na civilização mesmo. Que me perdoem os meus antepassados pré-históricos, que me perdoem também os hippies, os nudistas, os índios, e o Truffaut em sua cova, mas eu tenho que rir de memes na internet todo o dia. É da minha natureza!
