Resumo da Semana (19–26/01/2016)

  • O experimento social-religioso de São Paulo de Piratininga completou 462 anos nesta segunda-feira. Uma cidade sobre colina, cercada por três rios, lar de índios, bandeirantes, jesuítas e caboclos. “É nulo, ou quase nulo o capital com que iniciam a vida,” escreveu Alcâncra Machado sobre os paulistanos em 1590, “…se emigram para província tão áspera e distante, é exatamente porque a sorte lhes foi madrasta na terra natal.”
  • A tempestade de inverno Jonas atingiu a costa oeste com força, causando apagões, enchentes e paralisação do trânsito. Um economista da Universidade de Brigham Young previu que isso causaria um pequeno aumento no número de nascimentos daqui a 9 meses: “Eles foram instruídos a permanecer dentro de casa e passar a tramela” (tomei liberdades na tradução).
  • O vereador Moya Júnior (PSDB) da cidade de Rosana, no interior de São Paulo, foi afastado pela Justiça depois que um grampo revelou seu uso de recursos públicos para custear festas e outros prazeres. “De quinta pra sexta foi dez muié, eta porra, rapaz do céu [sic],” descreveu Moya em uma das ligações, “…eu cheguei, bati o olho nela, rapaz do céu, Jesus amado, que coisa bicho, Alan do céu.”
  • O ministério do interior do Reino Unido errou a grafia da palavra “language” em um anúncio sobre provas de inglês para imigrantes e policiais de Lancashire interrogaram um menino de 10 anos depois que ele confundiu a palavra “terraced” com “terrorist” durante uma tarefa escolar.
  • No caucus de Iowa, a candidata republicana Carly Fiorina posou com crianças diante de um poster contra o aborto sem a autorização dos pais. “Ele não consegue entender esses assuntos,” disse um dos pais, “ele gosta de dinossauros.”
  • Relatou-se que o Estado Islâmico teria cortado o salário de seus soldados em até 50% e que eles estariam se apropriando de uma hashtag relacionada ao cantor Justin Bieber para espalhar vídeos de propaganda.
  • Astrofísicos da CalTech anunciaram a possível descoberta de um nono planeta no Sistema Solar e cientistas norte-coreanos alegaram ter criado um tipo de bebida alcoólica que não causa ressaca.
  • O clérigo que ocupa o topo da hierarquia religiosa do Islã na Arábia Saudita emitiu uma fatwa contra o jogo de xadrez, alegando que ele “induzia à animosidade e ao ódio.”; o governo Chinês divulgou uma lista com as 870 reencarnações de Buddha reconhecidas pelo Estado; e o papa Franscisco descreveu a internet como “uma dádiva de Deus.”
  • Por fim, o ex-secretário da defesa americano Donald Rumsfeld, conhecido pelo seu papel nas guerras do Iraque e do Afeganistão, lançou um video game chamado “Churchill Solitaire.” “Há milhares de caminhos diferentes em cada partida,” descreveu um dos desenvolvedores, “mas apenas alguns deles levam à vitória.”