Sinergias

To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Contingências inesperadas

Colaboradores,

Há um assunto de certa importância que a Diretoria gostaria de trazer à sua atenção. Fazendo juz à nossa presença na lista das 500 Empresas Mais Transparentes do Brasil (revista Ofni, Julho de 2010), temos orgulho em lidar com esse tipo de situação da maneira mais clara possível.

Como vocês muito bem sabem, há meses estamos desenvolvendo a versão 5.7b do LOWB™, a mais completa solução digital de processamento de pagamentos por smartphones Android 4 (título aferido por votação popular no portal Mexae, Janeiro de 2013). Essa nova iteração do LOWB™ será um game-changer capaz de proporcionar uma experiência de pagamento mais seamless do que qualquer outro app que já desenvolvemos (incluindo a versão 4.1a, favorita de nossos clientes).

No entanto, quando nosso VP Sênior de Produtos Carlos Schulz desceu ao quarto andar para uma reunião com os programadores, todo o setor de engenharia estava vazio. Ele checou a cozinha, a Sala de Recreação e ainda pediu para que Roberto Baldo (Administração Predial) conferisse se algum dos programadores estava nos banheiros de cada andar. Nenhum membro do time de desenvolvimento foi encontrado nas premissas do edifício. VP Schulz disse não ter se espantado com a situação porque os programadores às vezes seguem expedientes flexíveis de trabalho. Mas ele também relatou ter-se sentido “oprimido” pelo silêncio do andar e logo enviou um e-mail “assertivo” descrevendo o ambiente para o Gerente de Projetos Marcos Bon.

Não houve resposta para esse e-mail. Quatro horas depois, ele voltou a descer para o quarto andar “pronto para tomar acertar contas” e mais uma vez não encontrou ninguém. Desta vez, as luzes acionadas por detectores de movimento deixaram claro que ninguém havia passado pelo setor de engenharia.

Nosso RH logo se dispôs a ligar para cada uma das residências dos funcionários ausentes para conferir o status dos mesmos. Parece que todos saíram para trabalhar ontem e não reapareceram.

Estamos investigando esse fenômeno de todas as maneiras possíveis. A polícia também já foi alertada. Atenção: isto não é uma emergência. As autoridades nos garantiram que desaparecimentos em massa não são completamente incomuns. Frequentemente, alguém da gerência decide “dar um tempo” e os outros funcionários aproveitam para fazer o mesmo. Estamos certos de que o time de engenharia será localizado em tempo e não há motivo para alterar o cronograma de lançamentos do LOWB™ estabelecido pelo departmento de Marketing (parabéns pelo esforço!). Entraremos em contato novamente com updates da situação conforme ela se desenvolve.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Esclarecendo Rumores

Colaboradores,

Há uma história circulando de que as roupas dos programadores ausentes foram encontradas em uma lixeira próxima à temakeria do outro lado da avenida. Frisamos que esse rumor não tem qualquer fundamento. Os organizadores da recente campanha de doação de roupas para refugiados simplesmente devem ter decidido que aquelas peças não eram apropriadas (e não, nosso pessoal não identificou nenhuma delas como peças íntimas). Rumores como esse não ajudam a resolver a situação de forma alguma. Solicitamos que todos continuem seu trabalho normalmente e deixem as investigações para as autoridades.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Cronograma

Colaboradores,

Alguns de vocês questionaram nossa habilidade de manter o cronograma de lançamento da nova versão do LOWB™ e de sequer dar continuidade aos serviços de suporte das versões anteriores sem o setor de engenharia. Em primeiro lugar, lembramos que esse tipo de consideração pertence à seara dos executivos e cada um de vocês tem outras tarefas que precisam ser cumpridas. Em segundo lugar, lembramos que a SoSolutions é composta por alguns dos melhores profissionais do mercado e temos confiança em sua capacidade de superar adversidades. Um grande exemplo disso é o esforço louvável da operadora Márcia Estevão (Personal Client Management), que atendeu, sozinha, a quase uma centena de ligações de suporte nos últimos cinco dias (um recorde!). É preciso reiterar que especular sobre o motivo da ausência do time de programação é inútil para a empresas, e desconectar o seu ramal não faz com que as ligações desapareçam.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Esclarecimentos e contato para dúvidas

Colaboradores,

Um episódio recente nos inspirou a mudar a política de comunicação interna a respeito do incidente com o setor de engenharia. Como muitos de vocês já perceberam, boa parte do Financeiro não compareceu ao trabalho ontem. Estamos satisfeitos em informar que o caso não passou de uma pequena epidemia de conjuntivite, cortesia da filha da Analista de Contratos I Ana Lins. Em vista da quantidade de perguntas relativas a essa coincidência, decidimos estabelecer um e-mail exclusivo para questionamentos: duvidaseng@sosolutions.com

Portanto, solicitamos que ninguém peça updates da situação para os executivos ou qualquer nível da gerência. Todos estamos muito ocupados com as investigações. As visitas de parentes à empresa também serão temporariamente suspensas.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Urgente — Non disclosure agreement (NDA)

Colaboradores,

Recentemente, o departmento de Relações Públicas determinou que a divulgação do Incidente para a imprensa ou para a concorrência poderia prejudicar a imagem da SoSolutions. Em vista disso, o departmento Jurídico elaborou um non disclosure agreement (NDA) que deverá ser assinado na intranet por todos os funcionários até o final do expediente. Funcionários que tiverem sua assinatura autenticada ganharão um gift card do Starbucks com validade de um mês.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: RE: Urgente — Non disclosure agreement (NDA)

Estamos cientes dos problemas relativos ao software de validação de assinatura, não precisamos de mais e-mails relatando bugs. O nível de acessos simultâneos foi maior que o esperado, mas temos confiança na empresa que contratamos para fornecer o sistema. Alguns de vocês alegaram não tomar café por uma série de razões. Estamos considerando oferecer uma alternativa na forma de créditos na App Store. Enquanto as negociações não concluídas, recomendamos que os funcionários adquiram o gift card de qualquer maneira. O Starbucks não vende exclusivamente café.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Reforços

Colaboradores,

Depois de muitos esforços da nossa equipe de head hunters, é com grande orgulho que anunciamos uma parceria com a empresa IT4U, o maior conglomerado de soluções de TI de Tuvalu. Eles concordaram em participar de um “friendly asset sharing” conosco e nós subcontrataremos parte do time de engenharia deles para dar procedimento ao projeto LOWB™. Nossos colegas do Pacífico chegarão terça que vem (a demora se deve ao fato de que poucos barcos de grande porte trafegam por Tuvalu e fomos forçados a esperar uma data que coincidisse com as exportações de bananas do país). Estamos preparando um pequeno get together para dar as boas vindas aos recém-chegados. Serviremos café e as famosas bombas de chocolate da Dona Fabíola.

P. S.: apenas funcionários que assinaram o NDA poderão participar


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: RE: Reforços

Em resposta às muitas perguntas que se seguiram ao e-mail anterior, preparamos um FAQ:

  1. O que é Tuvalu ? — Tulavu é o nome de um país insular na Polinésia. Para mais informações consulte https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuvalu
  2. “Asset sharing” implica que parte do nosso pessoal será enviado para Tuvalu? — Não.
  3. Os novos funcionários também ganharão gift cards? — Sim. Isso faz parte do acordo com a IT4U.
  4. A entrada de novos funcionários pode significar a demissão de outros? — Não há relação imediata entre esses dois eventos, mas todos os funcionários da SoSolutions são classificados como “à mercê”. Para mais informações sobre o que “mercê” significa, consulte a seção 3.B do seu Manual do Funcionário.
  5. Existe uma possibilidade do time de Tuvalu permanecer indefinidamente caso o aquecimento global faça a ilha desaparecer? — Nada nem ninguém permanece indefinidamente neste mundo.

To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Desvios de conduta

Colaboradores,

Recebemos denúncias de que alguém pendurou placas com os dizeres “SÓ PARA BRASILEIROS” nas máquinas de café do sexto e do sétimo andar. Atentem para o fato de que a instalação de placas e outras sinalizações deve ser autorizada pelo conselho executivo da Administração Predial. Quem quer que o faça sem autorização expressa pode ser processado de acordo com as leis do Estado de São Paulo.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Atrasos

Colaboradores,

Agradecemos pelos avisos de que o carregamento de bananas Tuvalu já chegou embora o time de engenharia não tenha aparecido na empresa. Estamos monitorando a situação. Também recebemos relatos de que tuvalenses teriam sido avistados no prédio da nossa concorrente, a ICU. Estamos monitorando essa situação com o mesmo afinco.

Também lamentamos informar que Márcia Estevão precisou tirar uma licença depois de um episódio de apoplexia induzida por stress.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Frustrações

Colaboradores,

A esta altura, já é evidente que a IT4U decidiu seguir em frente com a ICU em seus planos de “friendly asset sharing.” Ainda estamos investigando como vamos recuperar os gift cards entregues como parte de nosso acordo. Alertamos que vandalizar a geladeira da cozinha não ajuda a resolver a situação. Pichar as baias do time de engenharia que desapareceu com pentagramas invertidos também serve para nenhum propósito. Somos uma empresa de tecnologia e temos um compromisso com nossos clientes que também envolve a manutenção da calma e da racionalidade. Para acalmar os ânimos, a Direção decidiu reservar parte dos fundos da empresa para a adoção de um corgi, subsequentemente denominado “Amendoim.” É cientificamente comprovado que a proximidade com animais reduz o stress. Também sugerimos a prática de yoga.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: RE: Frustrações

Não, nosso plano de saúde não cobre yoga.


To: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: RE: RE: Frustrações

Peço desculpas. O termo “desaparecer” não será utilizado nas comunicações subsequentes.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sun: Concurso

Colaboradores,

São tempos difíceis para a SoSolutions, mas não deixaremos de manter o espírito jovial que nos garantiu uma posição entre as 100 Empresas mais Chapadas de São Paulo (revista Sinner, Janeiro de 2008). Portanto, a Diretoria decidiu organizar um concurso de slogans. Estamos perfeitamente satisfeitos com o trabalho de meses da equipe de Marketing (culminando no nosso atual slogan “SoSolutions — tá resolvido!”), mas é sempre bom buscar novos horizontes. O vencedor levará um gift card extra. Por favor, enviem suas ideias para sugestoes@sosolutions.com


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: RE: Concurso

Solicitamos que parem de enviar alternativas de negócio para o e-mail do concurso. Estamos muito bem posicionados no mercado de tecnologia e não precisamos mudar de ramo. No entanto, como recebemos tantas sugestões, a Diretoria julgou interessante responder porque algumas de suas ideias não seriam adotadas:

  1. Transformar o prédio numa creche e empregar os funcionários mais gentis como babás — a experiência do Financeiro mostra que não temos estrutura para tanto.
  2. Transformar o prédio em um outlet da Forever21 e oferecer 40% de desconto para os funcionários — trabalhadores de TI não têm senso de moda.
  3. Transformar o prédio em uma fábrica de de lâmpadas de óleo de baleia — O mercado de produtos “retrô” está crescendo, mas é provável que até o Japão proíba a caça às baleias no longo prazo.
  4. Transformar o prédio em uma balada e usar os funcionários maiores como seguranças — a acústica local não é boa o bastante.

To: “Grupo SoSolutions”

Cco:

Sub: Resultados do concurso

Colaboradores,

Para aqueles que perguntaram, o executivos não tiveram tempo de revisar os slogans. Já para os que mandaram e-mails ofensivos reclamando do nosso silêncio, tomem vergonha na cara. Nós mal dormimos nos últimos meses. Só pedimos um pouco de cortesia. Ou será que você nasceu num chiqueiro? É você mesmo. Você sabe que estamos falando de você.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: tboardofdirectors@sosolutions.com

Sub: Aviso de segurança

Colaboradores,

Amendoim parece ter revertido para um estado selvagem desde que os biscoitos caninos acabaram. Mantenham distância caso o encontrem pelos corredores.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: innercircle@sosolutions.com

Sub: Direções

Colaboradores,

Como muitos de vocês já devem ter ouvido, nosso estimado Gerente de Projetos Marcos Bon apareceu em um sonho para sua esposa. Ele vestia uma farda da época do Estado Novo e vendia cocadas de porta em porta. Quando ela perguntou onde ele estava e quando voltaria, ele se limitou a responder: “Suporte nossas tropas.”

Portanto, comprem cocadas e suportem nossas tropas de todas as maneiras possíveis.


To: “Grupo SoSolutions”

Cco: innercircle@sosolutions.com

Sub: Fechamento do e-mail de perguntas sobre o Incidente e FAQ

Vocês já devem ter percebido que onendereço duvidaseng@sosolutions.com está inativo há dias. O servidor não suportou o número de requisições e decidimos fechar o endereço. Como muitas das dúvidas eram similares, responderemos as pertinentes a seguir:

  1. O desaparecimento dos engenheiros ainda é um mistério? — Sim.
  2. Há planos de contratar outros? — Isso é informação proprietária.
  3. Qual é a previsão de lucratividade da empresa diante desses acontecimentos? — Isso é informação proprietária.
  4. O e-mail de dúvidas deixou de fornecer respostas porque se tornou um portal para outra dimensão? — Improvável e, mais uma vez, informação proprietária.
  5. Onde está meu gerente? — Muitos tiraram licença devido ao stress. Tenha paciência.
  6. A SoSolitions têm um futuro a longo prazo? — Num prazo suficientemente longo, quem de nós tem um futuro?
  7. Porque o bonsai da mesa do lobby foi removido? — Ele não estava desempenhando sua função de maneira satisfatória.

To: “Grupo SoSolutions”

Cco: innercircle@sosolutions.com

Sub: ASAP ARPU

EPS, EFTPOS GAAS DDA. CRM & CRS. CAPEX EBIT IMF KYC, FYI. NCND, NIM, NOA, NOI, OTC.

OC.


From: duvidaseng@sosolutions.com

Cco:

Sub: AUTOREPLY

Se você está lendo este e-mail, parabéns. Você suportou grandes incertezas. Desde que a Administração Predial debandou para o setor de Creative Solutions, é preciso grande coragem até mesmo para pegar o elevador. Em reconhecimento ao seus esforços, venha participar da nossa reunião no segundo andar. Não temos mais condições de fornecer gift cards e até o café acabou, mas há valor na companhia um do outro. Fique a vontade para dizer algumas palavras ou até para dançar. Não importa mais se você tem ritmo ou não. Foi errado de nossa parte debochar da Maria Alice na festa de natal anos atrás. Acho que essas pequenas crueldades se somam no final.

Nós podemos falar sobre o passado. Lembra das bombas de chocolate? Ou de quando Peter Singer veio palestrar sobre ética como um bom negócio?

Bom, talvez lembrar o passado não seja uma boa ideia. Vamos falar sobre outra coisa.