Impactos de uma sociedade transparente e com acesso a informação

A cada dia que se passa, mais informações estão disponíveis e acessíveis a sociedade. Veja o gráfico abaixo, do relatório da KPCB 2017, sobre o volume de informações criadas e trafegadas pela Internet.

A cada ano que passa, as informações estão mais estruturadas e acessíveis a população e isso traz um impacto enorme na sociedade! Abaixo os principais impactos que tal mudança está acarretando nas Empresas, Governos e Cidadãos.

Empresas

Um dos principais pontos que me levou a essa reflexão e a escrever esse post, foi assistir aos documentários Cowspiracy e What the health (disponíveis no Netflix), que abordam as indústrias de alimentos e farmacêutica, como elas estão afetando a saúde das pessoas e o meio ambiente, muitas vezes visando apenas o lucro.

Cada dia fica mais fácil as pessoas acessarem pesquisas, dados e informações que irão desmascarar empresas que visam apenas o lucro a qualquer custo. Empresas que não agregarem real valor aos consumidores e de forma sustentável a sociedade estarão com os dias contados, nessa nova sociedade da informação!

Governos

Da mesma forma os dados do governo estão mais acessíveis e possibilitará projetos como a Operação Serenata de Amor, no qual através de técnicas de inteligência artificial pe,rmite identificar a probabilidade de ilegalidade de reembolsos.

Ficará cada vez mais difícil as falcatruas e roubalheiras, apesar da grande criatividade dos políticos brasileiros, dessa eu não posso duvidar! De qualquer forma, o meu ponto é que nunca antes se teve acesso a tanta informação, roubos que antes ficavam escondidos ou ninguém sabia, a partir de agora não passarão despercebidos.

Cidadãos

Uma das questões importantes que afeta cada um de nós é a privacidade! Da mesma forma que podemos acessar informações sobre pesquisas, empresas, instituições, as empresas cada dia mais podem acessar nossas informações.

Muitas pessoas ainda não tem dimensão da quantidade de informações que deixamos públicas na Internet e sempre vem aquele: o Facebook, Google, Netflix, Spotify e tantos outros, sabem mais sobre mim do que eu!

A era da informação ainda está no início, mas se movendo numa velocidade extremamente rápida, como pode ser visto no gráfico do início, a previsão é de ser cada vez mais rápido, está apenas começando. Tais mudanças irá pegar muitas pessoas, empresas e governos de calças curtas!

Por outro lado uma série de oportunidades estão sendo criadas, basta observar a 5 empresas mais valiosas do mundo atualmente: Apple, Alphabet(Google incluso), Microsoft, Amazon e Facebook. Todas essas lidam com tecnologia/informação

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.