Em resumo: a função da trouxa é juntar o maior número de coisas possíveis e carregá-las. Sem uma ordem definida, sem uma relação de hierarquia. Está tudo dentro da trouxa porque há um senso de missão na trouxa, que é o de transportar o maior número de coisas possíveis de uma origem a um destino.
Jesus, o maior trouxa que já existiu
Leonardo Rossatto
285

Pensando um pouco mais, dá pra perceber que especialmente no cristianismo é possível fazer uma reflexão mais profunda à respeito do papel de Cristo como trouxa. Trouxas geralmente carregam roupa suja, e Cristo é descrito várias vezes na Bíblia como aquele que troca nossas roupas sujas por trajes límpidos (Is 64:6).

Quem é Cristo na Bíblia senão o que carrega as impurezas de todo mundo sobre seus ombros para que possamos nos ver livres de um peso que não aguentaríamos carregar? Ele leva sobre si as nossas impurezas para que possamos nos apresentar puros à Deus. Só que Jesus pede para que sejamos seus imitadores. Aquela história de “negar a si mesmo, pegar sua cruz e seguir-me” (Mc 8:34). Então essa história de ser trouxa nem é só para termos um certto orgulho envergonhado e tal. No caso de quem é cristão, soa mais como uma ordenança mesmo. Como dito no texto que deu origem a esse, “sejam todos trouxas, como eu sou”.

Passagens Bíblicas citadas
Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.
Isaías 64:6
Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.
Marcos 8:34,35
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.