Perguntas, perguntas e o design!

Temos uma infinidade de problemas na sociedade, corrupção, meio ambiente em desequilíbrio, preconceitos desnecessários em pleno séc XXI, disputas irrelevantes por poder do ponto de vista do coletivo, narcóticos, má vontade com o próximo, uma economia que vive um estilo montanha russa e todas as mazelas que nem precisamos nos exercitar para lembrar. Alguns poderiam até dizer: Ah, mas na Noruega é melhor!

Isso é fato, mas apenas por uma razão, porque a grama do vizinho é sempre mais verde. Tente perguntar para um Norueguês se ele não pira o cabeção quando vem para cá! Eu ousaria dizer que quantitativamente eles tem tantos problemas como nós brasileiros, mas sabem como resolve-los de forma mais colaborativa e com maior foco no coletivo.

A forma que conheço, que tento estimular e me envolver é através do design e do empreendedorismo.

Mas essa semana me veio uma pergunta, aquela maldita pergunta, que é a mãe de todas as perguntas:

Sabemos realmente fazer perguntas?

Inovação nasce de perguntas, nem sempre explícitas, soluções nascem de demandas e desafios que são, em sua essência, perguntas e o mundo só irá mudar quando as pessoas começarem a questionar o paradigma que vivemos, logo, mais perguntas.

Será que fazemos as perguntas certas para a nossas comunidade?

Será que fazemos as perguntas certas para o poder público?

Será que fazemos as perguntas relevantes para nosso colegas de trabalho?

Será que fazemos as perguntas certas para nós mesmos?

Sabemos realmente fazer perguntas?

Para mim, a pergunta é o coração do design e não a criatividade, porque a pergunta certa nos instiga, nos estimula, nos faz mais fortes, nos faz mais criativos e nos move a agir.

Daí penso “Não há lugar como o nosso lar” (como já diria a Dorothy), então só nos cabe perguntar e repensar a sociedade, as relações, nosso ambiente de trabalho, como vemos o mundo e trabalhar todos os dias para construir algo melhor para o legado que um dia deixaremos.

Pergunte mais, fica a dica.

Imagem Freepik.
http://br.freepik.com/fotos-gratis/corpo-musculoso-com-um-ponto-de-interrogacao_974139.htm