#Dia6 | A voz da resposta

Letícia Leme Marques
2 min readApr 27, 2017

--

Essa foi uma das “respostas” mais fortes nesse propósito de escrever sobre as vozes. Talvez seja um dos maiores desafios até aqui, 0 de traduzir tudo que a voz da resposta pode representar.

A resposta pode ser materializada naquele “sim” em sussurro de quem foi surpreendido com uma notícia. Ou pode ser aquele não que faz a outra voz embargar.

As respostas são carregadas de expectativas, mas eu não quero focar nas expectativas e sim no que podemos fazer com elas. Eu quero falar das respostas que se associam às necessidades. Isso foi muito forte nessa reflexão.

A resposta é uma necessidade para quem estabelece uma conversa.

Dificilmente a gente fala sem esperar uma resposta (por isso foi inevitável não mencionar as expectativas, mas esse não é mesmo o foco. Posso escrever uma “parte 2” desse tema depois.), mas essa é a premissa de uma conversa: eu falo com alguém que me responde, seja essa resposta positiva ou não.

A resposta de uma necessidade só pode ser alcançada através da relevância.

  1. Se a necessidade foi relevante para você, você poderá ser relevante para supri-la em resposta.
  2. Quando você é relevante para uma necessidade, você inaugura um canal de repostas que suprem necessidades (como eu já disse, não termina em você).

Seja a resposta.

Responda necessidades.

Seja relevante.

É esse tipo de resposta pela qual o mundo tem ansiado.

Dá para transformar realidades.

É só responder aos que necessitam de uma resposta.

--

--

Letícia Leme Marques

Planner e integrante de uma rede global de pessoas que vai mudar o mundo.