UGLY FASHION

O HIT ‘’TRIPLE S’’ DA GRIFE BALENCIAGA. Fonte: FashionBoxx, 2018. — https://www.fashionboxx.net/dad-shoes/

Depois do ‘’boom’’ do tênis da grife Balenciaga, o movimento do ‘’Ugly fashion’’ passou a tomar maior notoriedade, apesar de ser um fenômeno que vem acontecendo faz um certo tempo. O movimento Kitsch é um dos antecedentes de tal estética e provavelmente um dos grandes influenciadores. Conceitos tais como ‘’brega’’ ou ‘feio’’ estão tomando outro significado e de repente, ser atribuído a essas características não parece tão ruim, já que cada vez mais na moda, o diferente e estranho é o que se destaca e acaba se apropriando dessas características para construir uma nova estética, totalmente ‘’cool’ e inovadora.

A estética Kitsch reúne elementos do consumo e produção em massa e é divisor de águas quando se trata do seu impacto e importância artística, já que alguns estudiosos defendem sua autenticidade e representação de uma época, enquanto outros, criticam sua banalidade e vulgaridade se comparada a outros movimentos, considerados mais complexos. No Brasil, o termo passou a ser sinônimo de breguice e é normalmente atrelado a objetos considerados da ‘’vovó’’, normalmente com pouca qualidade estética e sem autenticidade. A palavra kitsch significa no alemão, algo de mau gosto, com apelo popular. Atualmente, o kitsch parece já ter dado a volta no conceito ‘’breguice’’ e passa a ressignificar o ‘’cool’’.

OBRA KITSCH DA DUPLA PIERRE ET GILLES. Fonte: Artsy | Pierre Et Gilles, 2018.- https://www.artsy.net/artist/pierre-et-gilles

Pierre et Gilles é como se denomina a dupla francesa que produz arte em forma de fotografia, ao misturar a técnica do clique e da pintura. É formada pelo casal Pierre Commoy e Gilles Blanchard. Juntos, trabalham em uma estética baseada no conceito kitsch, de uma forma moderna, mas ao mesmo tempo, questionadora.

O resgate dessa estética é um dos possíveis motivos para o aparecimento dessa tendência considerada ‘’esquisita’’ mas que diz muito sobre o momento pelo qual a sociedade vive atualmente. A aceitação de diferentes tipos de beleza e o questionamento dos antigos valores estéticos padronizados está sendo amplamente discutida na moda e em vários outros âmbitos artísticos.

Modelos mais exóticos são outro exemplo desse efeito na moda, transpassando a barreira das peças de vestuário e acessórios, o rosto diferente e de certa forma estranho, parece ser mais ‘’fashionable’’ do que os rostos pelos quais o público em geral está acostumado, sendo um conceito antagônico ao aplicado nos anos 90, com as super top models e seus corpos esculturais.

SUPERMODELOS DOS ANOS 90 COM CORPOS ESCULTURAIS. Fonte: Glamour, 2018. — https://www.glamour.com/story/throwback-thursday-14-photos-o
ALBI X, MODELO EXÓTICO DA ATUALIDADE. Fonte: Stephan Ziehen, 2018. — http://www.stephanziehen.com/categories/portraits

A grife Balenciaga passou a ser protagonista quando se trata desse movimento, já que foi responsável pelo grande sucesso que foi o tênis Triple S, o mais conhecido ‘’dad shoes’’ da atualidade, famoso tênis da marca. Além disso, lançou uma versão do mesmo tênis que já vem com um aspecto sujo de fábrica, reforçando ainda mais essa estética. A marca de streetwear é conhecida quando se trata de ugly fashion, com muitas referências dos anos 90, e passou a ter uma pegada mais normcore, aplicada pelo estilista Damna Gvasalia quando assumiu a marca.

‘’TRIPLE S’’ COM EFEITO DE SUJO DA GRIFE BALENCIAGA. Fonte: M de Mulher, 2018. — https://mdemulher.abril.com.br/moda/balenciaga-causa-com-mais-um-lancamento-polemico-o-tenis-sujo/

A escola de psicologia Gestalt, desenvolveu vários estudos acerca da percepção humana sob alguns estímulos, e alguns deles podem explicar o fenômeno que se tornou o ‘’ugly fashion’’. O princípio da proximidade e agrupamento se aplicado à uma mídia que bombardeia as novas tendências e um consumidor que acaba recebendo essa informação e identifica um certo padrão, tornando o que era ‘’esquisito’’ em normal, nos mostra uma questão de percepção muito interessante.

Em sua obra ‘’O Visível e o Invisível’’, o filósofo francês Merleau Ponty, aponta a noção de fé perceptiva como um fenômeno no qual as pessoas apenas acreditam no que veem, apenas o olhar seria a fonte para encontrar a realidade. Assim sendo, pode-se relacionar esse estudo ao bombardeamento de tendências, e quanto mais uma coisa é posta ao consumidor, mais isso se torna a verdade, no caso, belo e desejável.

Além disso, a atração pelo exagero, pelo diferente explica a busca por produtos diferenciados e que de alguma forma possa agregar a imagem pessoal de autenticidade e individualidade.

É interessante ressaltar o distanciamento do significado atual da palavra ‘’esquisito’’ e sua etimologia, já que a palavra tomou um sentido pejorativo na língua portuguesa, se comparado com a língua vizinha, o espanhol. As duas palavras têm como matriz o termo em latim, exquisitus “seleto, requintado”, no sentido positivo assim com a língua espanhola, que se manteve fiel à origem.

Apesar de parecer apenas mais um ‘’fad’’ passageiro, o ‘’Ugly fashion’’ se mostra muito mais como uma macrotendência para qual o mundo caminha em direção, abraçando a diversidade e a estranheza. Reconhecer as diferenças e desmiuçar conceitos atrelados à beleza, ressignificando os é muito relevante para a construção de uma sociedade inclusiva e diversa. O futuro é feio!

Referências:

DESIGN Kitsch: Quando a cultura de tornou consumo. 2015. Disponível em: <https://blog.tnb.studio/design-kitsch-quando-a-cultura-se-tornou-consumo/>. Acesso em: 22 out. 2018.

FERNÁNDEZ, Luis. El delirante barroquismo kitsch de Pierre et Gilles. 2015. Disponível em: <https://www.libertaddigital.com/fotos/kitsch-de-pierre-el-gilles-cultura-1009531/34-ONNA-LEGEND.jpg.html>. Acesso em: 22 out. 2018.

POLÊMICA fashion: Balenciaga lança tênis. 2017. Disponível em: <https://revistaglamour.globo.com/Moda/Fashion-news/noticia/2017/09/polemica-fashion-balenciaga-lanca-tenis-sujo-de-r-3-mil.html>. Acesso em: 22 out. 2018.

TÊNIS Balenciaga: O fashion hit da vez!. 2018. Disponível em: <http://anitabemcriada.com/2018/06/27/tenis-balenciaga-o-fashion-hit-da-vez/>. Acesso em: 22 out. 2018

RODRIGUES, Sérgio. Esquisito e raro: a distância entre o português e o espanhol. 2013. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/esquisito-e-raro-a-distancia-entre-o-portugues-e-o-espanhol/>. Acesso em: 25 out. 2018.

AZEVEDO, Tiago. Psicologia da Gestalt. 2015. Disponível em: <https://psicoativo.com/2015/12/psicologia-da-gestalt.html>. Acesso em: 25 out. 2018.