Bem mais que uma brincadeira: Bem vindo ao mundo do Cosplay

Leticia Cangane e Mel Trench
3 min readJun 19, 2017

Confira a quinta ~ e última ~ matéria da série “Festivais de Cultura POP em São Paulo”. #FPOP05

O Costume Play, mais conhecido como Cosplay, é o nome dado para a ação de se fantasiar de personagens famosos. Os campeões de cosplay são os animes, as franquias de livros ou filmes e os jogos de videogame. Com direito a adereços personalizados, fantasias caprichadas e maquiagens elaboraras, os fãs costumam se vestir daqueles personagens que mais gostam ou que são parecidos fisicamente com eles, investindo em toda caracterização tempo e dinheiro.

Os cosplayers, fãs que fazem cosplay, costumam se fantasiar para eventos, como estreias e lançamentos ou convenções e festivais relacionados ao tema. Além disso, eles também fazem ensaios fotográficos caracterizados, recriando cenas e poses famosas de seus ídolos. Muitas dessas fotos reúnem grupos de cosplayers que se fantasiam de uma mesma história ou jogo, de forma que recriem todo o universo de suas franquias favoritas.

Hoje em dia, muitos cosplayers se tornam famosos mundialmente, começando a ser convidados para eventos grandes, fazendo caracterizações incríveis e inspirando outros fãs. Entretanto, qualquer fã criativo pode ser cosplayer, e quanto mais itens do personagem ele tiver, mais fácil será a transformação. Alguns personagens mais simples podem ser recriados a partir de roupas que o fã já possui, e os acessórios podem ser feitos facilmente com DIY. Já outros, mais elaborados, necessitam de roupas especiais, que os cosplayers normalmente compram ou, dependendo da dificuldade, raridade e qualidade desejada, mandam fazer. O que importa é que, seja uma fantasia luxuosa ou uma simples, não é preciso mais que amar o personagem para se transformar nele, ao menos por algumas horas.

Nos festivais e convenções de cultura pop, principalmente de cultura nerd, envolvendo livros, filmes, series, games, animes e outros, os cosplayers são figuras marcadas. Chegando a ser atrações em alguns, muitos eventos fornecem a estrutura para caracterização e oferecem concursos de melhor cosplay, nos quais os vencedores são premiados com diversos itens, desde colecionáveis até um carro.

Acima, Iolanda Rozinelli como Rey, de Star Wars. Foto por Raissa Alves

A cosplayer Iolanda Rozinelli faz cosplay desde os doze anos, e aos treze já participava de eventos. A garota começou a se caracterizar por gostar muito de alguns personagens de anime que ela assistia na época. Para Iolanda, o mais importante para ser cosplayer é fazer com muito carinho e dedicação, mesmo que não tenha muito dinheiro ou recursos. Fazer o seu melhor e por amor, não por fama, é o segredo para um bom resultado. A cosplayer costuma frequentar eventos voltados para o público geek, como o Up! ABC e Anime Friends, pretende ir à estreia de Star Wars esse ano e ressaltou que a Comic Con é um evento muito legal para fazer cosplay, embora ela nunca tenha conseguido ir. Além disso, Iolanda revelou que escolhe seus cosplays pelos personagens que gosta, porém existem alguns personagens de jogos, por exemplo, que ela gosta muito, porém não faz porque não joga, então não acha legal se apropriar dos seus personagens. Hoje, ela costuma fazer cosplay de filmes, o que ela ama.

Acima, Iolanda Rozinelli como Ravena, de Jovens Titãs. Foto por Raissa Alves

Gostou? Confira as outras matérias da série:

· #FPOP01 — Sagas

· #FPOP02 — Música

· #FPOP03 — Cultura Nerd — Parte 1

· #FPOP04— Cultura Nerd — Parte 2

--

--