Dicas para encontrar Dulce Veiga

Feres Feres
1 min readAug 21, 2019

--

[imagem daqui: https://www.enjoei.com.br/p/onde-andara-dulce-veiga-machado-de-assis-34428030]

14.

(…)
Na entrevista maior, publicada na véspera da estreia, provavelmente a última antes de desaparecer, sublinhei algumas frases de Dulce Veiga:

“Canto porque cantar me dá um sentido.”

“Mas penso sempre que cantar é inútil.”

“Não quero nenhuma das coisas materiais que o canto poderia me dar.”

“Quero encontrar outra coisa.”

“Outra coisa que nem sei o nome, maior que eu mesma ou qualquer
canção.”

“Gostaria de desaparecer um dia.”

“Como desapareceram os bondes descendo as ruas, os coretos no meio das praças.”

(…)

68.

Eu perguntei:

– Você não quer voltar?

Ela disse:

– Nunca mais, eu sou feliz aqui.

Eu perguntei:

– Mas o que você quer, afinal?

Ela sorriu:

– Além de cantar?

– Mais além.

– Nada além: eu quero encontrar outra coisa.

Mas você já encontrou, pensei.

(Caio Fernando Abreu, Onde andará Dulce Veiga?)

Bônus: texto de Luiz Schwarcz sobre Caio Fernando Abreu e o nascimento de Dulce Veiga: http://historico.blogdacompanhia.com.br/2012/07/onde-andara-tanta-delicadeza

--

--

Feres Feres

“Escrever é tornar-se, mas não é de modo algum tornar-se escritor. É tornar-se outra coisa.”