Minha experiência na Lumos Experience!

Aprendizados sobre Design, processos e pessoas.

Recentemente tive a honra de ser aluna da escola de Design da Conta Azul, a Lumos Experience ✨, uma oportunidade de capacitação gratuita para aprendizes na área de UX Design.

Eu e meus 14 colegas de curso passamos pelo processo seletivo e garantimos nossas vagas na escola de Design, que aconteceu durante oito sábados, aqui na cidade de Joinville (SC) e contou com professores super capacitados e reconhecidos na área.

Olha a gente aí! (pessoal da CA + alunos da Lumos Experience) ✌️

A escola

Não posso deixar de mencionar que eu (fã de carteirinha de Harry Potter desde pequena ⚡️) fiquei maravilhada com a experiência que tive desde o início da minha jornada na Lumos. A proposta foi remeter ao mundo mágico da história do personagem e tudo foi minuciosamente pensado: desde as cartinhas de aceitação à escola, os kits que recebemos no primeiro dia de aula e até as corujas expressas (recados sobre o curso) durante o período letivo.

Estrutura do curso

O curso foi dividido em três pilares essenciais:

  1. Imersão;
  2. Ideação;
  3. Implementação.

Esses pilares foram estruturados para permitir que passássemos por todas as possíveis fases de um processo de UX Design (que é variável de acordo com a complexidade de cada projeto).


Imersão

Dia 01

Nossa primeira manhã na Lumos contou com a presença do José Carlos Sardagna, Co-Founder da Conta Azul, que demonstrou o peso do Design na cultura da empresa. É incrível perceber como a experiência do usuário é levada a sério e faz parte do DNA da Conta Azul.

Na parte da tarde, tivemos aula com o Pedro Naif, que nos deu uma introdução ao Design e também nos contou sobre seus erros e acertos durante sua experiência pela GetNinjas.

Ele também falou um pouco sobre o tema miopia em Design (o quanto devemos focar em usabilidade sem nos cegar e nos tornar distantes de uma verdadeira entrega de valor).

Pedro Naif abordando o conceito do Design + dinâmicas.

Dia 02

No nosso segundo dia de aula, tivemos uma manhã mais filosófica, cheia de sentimentos e de aprendizados com a Cuca Righini, da Echos. A Cuca nos fez pensar em como as decisões de Design podem afetar a vida do usuário, abordando empatia e Design Thinking (processo de estratégias criativas para a resolução de problemas).

atividade em grupo proposta pela Cuca 💙

Já na parte da tarde aprendemos como iniciar um projeto de Design com a Karla Cruz, do PagSeguro UOL. Em grupos, realizamos desde o planejamento de um projeto, passando pela estruturação de matriz CSD, construção de personas até a jornada de usuários.

Dia 03

No nosso terceiro dia, tivemos mais um contato com a Karla Cruz. Dessa vez, a aula foi bastante focada em pesquisa com usuários.

Digerimos muita teoria na parte da manhã e o nosso horário de retorno do almoço foi estendido em uma hora e meia para que pudéssemos ir a campo fazer entrevistas com usuários na parte da tarde. Escolhemos um shopping aqui da cidade para realizar as pesquisas e praticamos muito! Pra ser sincera, eu diria que nossas primeiras entrevistas foram um tanto frustrantes 😂, mas, com o passar do tempo, ajustamos nossos roteiros, melhoramos nossas perguntas e no fim, funcionou! Ufa!

Dia 04

O professor da vez foi o Igor Cabral (líder de UX na Conta Azul). Ele nos ensinou sobre taxonomia e metadesign, a partir de um material incrível preparado pelo Caio Vassao.

O assunto era bastante denso, tratava de como construir com simplicidade a partir da complexidade. Parece difícil né? 😅 Mas, no fim, todo mundo aprendeu e foi muito enriquecedor.


Ideação

Dia 05

Na manhã do quinto dia tivemos aula com a Eluza Pinheiro. A Elu é gestora de produto na Conta Azul e compartilhou conosco um pouquinho da sua experiência e do seu dia a dia com gestão de produtos digitais.

Ela trouxe um compilado de informações conciliando teoria com atividades práticas. A partir do que ela ensinou, montamos um backlog de atividades, montamos estratégias, modelos ágeis, idealizamos MVPs, MLPs e priorizamos tarefas.

Na aula da sequência, foi a vez do Diogo Kpelo falar sobre Design System. Ele abordou o ciclo de vida de um Design System (DS), passando pelas etapas de descoberta, design, desenvolvimento e documentação.

✏️ ✂️ atividade prática sobre Design System

Uma grande parte da aula foi mão na massa! Fomos divididos em grupos e recebemos envelopes com imagens de interfaces de grandes marcas, nosso trabalho era mapear os componentes utilizados por elas e quais design tokens (variáveis que armazenam atributos visuais) poderíamos adicionar aos componentes.

Dia 6

No nosso sexto sábado de aula, o tema foi Arquitetura de Informação (AI) com o Luis Felipe Fernandes, mais conhecido como “Jimmy” da HandMade UX.

Vimos uma série de exemplos que cercam nosso cotidiano sendo regados por premissas básicas de arquitetura da informação. Percebemos como estamos o tempo todo sendo conduzidos por estratégias para prender nossa atenção com o intuito de destacar informações relevantes: seja durante a leitura de um jornal ou ao buscarmos algum produto na prateleira de um supermercado.

Para traduzirmos isso em nossas interfaces, nas quais o essencial é fazer com que o usuário encontre rapidamente aquilo que deseja, aprendemos algumas boas práticas de AI no que diz respeito a organização de conteúdo, rotulação, navegação e busca. Também fizemos alguns wireframes para validar ideias 📝


Implementação

Dia 7

Entrando no módulo de implementação, tivemos uma manhã de aula sobre UX Writing com o Bruno Rodrigues da Oi. Ele nos contou que UX Writing é muito sobre escrever textos úteis e de fácil compreensão. E que nossos textos planejados para interfaces devem ser confortáveis e universais.

Posso dizer que foi uma aula maravilhosa, e contou com a participação da Ludmila Rocha (UX writer na CA) que complementou as explicações teóricas do Bruno com as experiências vividas na Conta Azul.

Na parte da tarde tivemos a presença do Marcelo Morais, da Üzzer, falando sobre testes de usabilidade. Com ele, aprendemos um pouco sobre os diversos modelos de testes que podemos aplicar em nossos projetos.

O Marcelo mencionou que a escolha do teste adequado é essencial para obtermos o resultado correto.

Vimos dois testes rolarem ao vivo, durante a aula e pegamos algumas dicas de como conduzir o roteiro do teste para não enviesarmos as respostas dadas pelos nossos usuários.

Dia 8

Aquele sentimento de saudade já começava a tomar conta do ambiente no nosso último dia de aula na Conta Azul. Mas, para compensar, tivemos duas aulas que encerraram o curso com chave de ouro!

Na parte da manhã, tivemos aula sobre métricas de UX com o Huxley Dias, da PunkMetrics, que expôs alguns erros bem comuns que ocorrem ao se trabalhar com métricas: querer medir tudo, sem um objetivo traçado e focando demais nas ferramentas.

Huxley falando sobre métricas.

Quando fazemos isso, acabamos sem nos questionar sobre o real motivo e o que alcançaremos usando tais métricas. Por isso, aprendemos um pouco sobre o que mensurar, como e o porquê.

A aula da tarde foi sobre prototipação de interfaces com o Thiago Esser da UXconfBr! Além da parte teórica, ele fez uma baita introdução sobre HTML e CSS (rolou passo a passo e tudo) e aprendemos como dar os primeiros passos em uma ferramenta de prototipação específica que é o Bootstrap Studio *sensacional! 😍*

O Harry Porto (Design Ops da CA) também esteve presente e fez uma participação especial na aula do Esser, nos mostrando um pouco como o time da CA utiliza o Bootstrap Studio no dia a dia.


Agradecimentos

E foi assim que minha trajetória no Lumos Experience chegou ao fim 💔 De coração partido, claro! Porque foi a melhor experiência que eu poderia ter em um curso, aprendendo coisas incríveis com pessoas incríveis.

Por isso, registro aqui o meu muito obrigada à ContaAzul, por me escolher para fazer parte disso e acreditarem no nosso potencial de evolução.

Também aos mestres professores, pela dedicação e conteúdo que separaram com carinho para a gente. E a todo o time de UX e RH da Conta Azul, que planejou tudo e esteve presente tirando dúvidas e agregando em cada aula. Vocês foram demais!

Um agradecimento em especial ao João Menezes e ao Igor Cabral pelas mentorias que recebemos nos projetos todos os sábados. E, claro, aos meus colegas de turma que tornaram tudo muito mais divertido.

Com certeza, seguirei me aprofundando nos conhecimentos repassados. 💛

Mal feito, feito! ✨