NOVEMBRO AZUL: Diabetes ou Próstata?

No Brasil, a cor do mês de novembro é usada para mais de uma campanha.

Logotipo criado para Diabetes Free BH /2016

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, definido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Organização Mundial da Saúde desde 1991. O símbolo é o círculo azul. No mundo todo, o mês de novembro é marcado todos os anos por uma série de atividades em prol do diabetes, doença que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais (em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem diabetes).

A Campanha do Dia Mundial do Diabetes é liderada pela IDF e suas associações-membro. O site é: www.idf.org/wdd-index. No Brasil, é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e outras entidades e associações relacionadas ao diabetes. O site oficial da campanha é: http://www.diamundialdodiabetes.org.br/.

Para 2015, a organização do Dia Mundial do Diabetes no Brasil focou no tema: “Qualidade de Vida & Diabetes”. Os cartazes para a campanha contêm informações sobre alimentação e atividade física para melhorar a qualidade de vida. As entidades promovem caminhadas e palestras sobre diabetes em todo o país. Monumentos e pontos turísticos são iluminados de azul no Brasil, lembrando o diabetes, desde 2007. Na campanha sexta azul, as pessoas se vestem de azul nas sextas-feiras e postam suas fotos nas redes sociais.

E a próstata? O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, onde, desde 2008, o novembro azul passou a ser associado também ao câncer de próstata, além do diabetes. Nos outros países do mundo, o Mês Mundial do Câncer de Próstata e dos outros tipos de câncer que atingem os homens é setembro (Blue September ou Setembro Azul) e o Mês da Saúde Masculina é Junho. No Brasil, setembro já está iluminado com várias cores e campanhas: verde (doação de órgãos), amarelo (prevenção ao suicídio), azul (deficiência auditiva) e vermelho (coração) — este último definido pelo próprio Instituto Lado a Lado pela Vida, que definiu o novembro azul no Brasil como prevenção ao câncer de próstata.

Mas, por que escolher novembro? Talvez para vir em seguida do Outubro Rosa, campanha relacionada ao câncer de mama. Mas há também outra razão. Em diversos países, durante esse mês, acontece o Movember. Trata-se de um movimento de alerta para a Saúde Masculina (Câncer de Próstata, Câncer de Testículo, Saúde Mental e Sedentarismo) e tem como símbolo o bigode (não o círculo azul do diabetes, ou monumentos iluminados em azul). Portanto, diferente da campanha por conscientização sobre o diabetes, os apoiadores do Movember deixam bigode durante todo o mês de novembro e praticam atividades físicas diárias.

Assim, novembro fica azul, mas o azul de novembro no Brasil engloba três campanhas:

Diabetes — a campanha é mundial e o símbolo é o círculo azul,

Câncer de próstata — esta campanha em novembro é nacional e usa a cor azul.

Saúde do homem — a campanha é mundial e o símbolo é o bigode.

Fonte: http://www.diabetes.org.br/tribuna-livre/1194-novembro-azul-do-diabetes-ou-da-prostata