Carta para meu ‘eu’ do passado

DE: Letiéri com 23 anos
PARA: Letiéri com 13 anos

1.Continua fazendo bagunça na escola. Não vai dar em nada e alguns professores merecem, pois não são tão capacitados como a gente acreditava que eles eram e não entendem que criança tem que correr, brincar, se expressar. Não deixa que elas te digam que jeito de bicha é feio PORQUE NÃO É! É LINDO ♥

1.1 O pai vai te dar a ideia de ir pra academia pra ti gastar energia e ver se melhora o comportamento em sala de aula, ACEITA e se dedica! É lá que tu fica 7 anos e trabalha a auto-estima e dos 16 aos 18 tu vai ter um corpo liiiiindo! — tenta cultivar ele depois dessa época e NÃO volta a tomar coca cola e comer pizza — essa, na real, é a época que tu comete esse erro tosco e chega em 2015 fazendo cosplay do Free Willy.

2.Vou te pedir, por favor: não chuta a professora de inglês na sétima série! Isso é péssimo, cara! Depois do ano 2009 tu vai mudar muito, ser contra todo tipo de violência e se arrepender muito de ter chutado aquela professora e de ter jogado aquela patricinha da escada. Na real, CUIDE DAS MENINAS! Elas sofrem muito só por serem mulheres nessa sociedade e tu nem faz ideia disso!

3.Estuda história, geografia e português POR FAVOR, vai fazer tanta falta no curso de graduação em meados de 2011 e nos concursos públicos que tu começará a fazer a partir de 2012.

3.1 Não, o mundo não acaba em 2012. E aliás: o dia 21 de dezembro de 2012 foi maravilhoso. Tu vai passar na casa da Mara, que já vai ser uma das tuas melhores amigas na época. Mas não se apega a ela porque depois ela vai voltar pro ex-marido e ir embora pra SC e tu vai sofrer muito!

4.Cara, continua não estudando química, física e matemática. Não serve pra bosta nenhuma. Economiza os R$ 160, 00 investidos no cursinho da tia Myrian e vai fazer wizard porque caso contrário logo vai ser 2015 e tu ainda não vai ter aprendido o bendito inglês que tu tanto ama!

4.1 PARA de tentar agradar pai, mãe, sociedade! Sai desse armário logo, não guarda esse dinheiro inutilmente e gasta no que ama! (insisto: faz inglês! Mais inglês e menos exatas do ensino fundamental/médio)

5.Tua irmã vai te convidar pra ir morar em São Gabriel. Vai! Vai ser muito produtivo sofrer aquela falta de dinheiro toda e também tu vai parar de brigar com ela e vocês vão se suportar mais. Só, POR FAVOR, não vai morar com o teu namorado! Ele não é uma pessoa boa e ele vai te bater. Vou dar outra dica: ele é loiro. Portanto, pega o moreno daquela festa onde tu supostamente conheceria o loiro; podia ter dado certo com aquele moreno, viu, mas eu escolhi errado -.-

5.1 Caso tu caia na asneira de escolher errado nesse primeiro namoro, ao menos POR FAVOR, diga não quando ele te oferecer cigarro pela primeira vez! Isso tem me incomodado até hoje e simplesmente não tenho conseguido largar!

6.Em 2011, depois da conclusão do Ensino Médio, nada de Santa Maria, Porto Alegre, ENEM ou PROUNI. Paga o direito da urcamp de Alegrete, que possui o melhor curso de direito particular da região; vai compensar muito porque logo, logo tu vai descobrir que é um baita advogado e vai passar em 3 concursos públicos. Vale muito mais a pena do que qualquer outra coisa pra um cara que domina a oratória como tu!

7.Procure por Eduardo Guedes na primeira semana de faculdade e peça um cigarro pra ele. Ele vai te apresentar Franciele do Carmo Dias, que vai te apresentar Ana Luiza Guedes e Carlinha Jaques. Essas três vão ser tuas melhores amigas de 2011 pra frente. Vão te ajudar a atravessar todos os vendavais que virão a seguir.

8.NÃO VÁ PARA SÃO PAULO EM 2013! Não vá para São Paulo! Deixe pra ir pra São Paulo depois que tu se formar, depois que tu amadurecer, depois que parar de falar bobagem, depois que tiver concursado e tiver o próprio dinheiro pra fugir de lá se tudo der errado, mesmo assim, de novo.

8.1 Cuida bem daquele menino… ele vale ouro! Um dos poucos meninos que tu conheceu que valeram o tempo, o dinheiro, as lágrimas, senão o único deles todos!

9.Não debocha do Orlando Moraes só porque ele é mais afeminado que tu, nem deixe os teus amigos fazerem isto! Homofobia vindo de gays é péssimo e ele não é uma pessoa ruim como te disseram. Ele vai ser uma trans chata e mesquinha às vezes, mas ele é do bem, mesmo que não queira admitir, e vai ser o teu melhor amigo num futuro bem próximo!

9.1 Pois é! O Orlando vai ser teu melhor amigo; quem diria, né? Não, não… todas aquelas outras bichas não eram nada do que tu pensava! Elas não eram tuas heroínas, bem longe disso. Algumas te trairão, algumas mentirão, algumas enlouquecerão, outras perderão o juízo e a dignidade e voltarão pro armário, outros sequer evoluirão e ficarão sempre na vidinha de faz de conta e promiscuidade, permanecendo escravas da sociedade heteronormativa que dizem “viu? eles não são nada mais que aquilo”… enfim, POUCO demais pra o cara brilhante que tu vais te tornar! Investe no Orlando, pois ele é a única bicha daquela cidade que vai aproveitar as oportunidades e crescer na dor como tu, muito embora as pessoas digam que não. Vocês dois vão surpreender a todos naquela pacata cidade!

10.Depois dos 16 e daquele primeiro namoro abusivo e traumatizante, tu vai conhecer um careca estranho com 18 anos, um cara que parece um príncipe, mas que não tem nada a ver contigo, porque tu já vai ser uma pessoa que anda a 1000km/h na vida e não irá desejar esperar pessoas sem estímulo e vontade de crescer na vida e, finalmente, em 2013, por favor, muita calma com aquele menino. Ele vale ouro! É um dos poucos que valerá a pena. Então, como diriam as meninas do dedilhadas “cuida bem, tá?”.

10.1 Em 2014 e nos três primeiros meses de janeiro de 2015 cuide bem do libriano. Ele fez o melhor que pode, assim como tu e tudo está na mais perfeita ordem. Meia culpa, cada um, que vá cuidar do seu. É só um arranhão, não carece de soprar…

11.Gabriella, Diele, Aline, Mariane, Thaís (Sim! Tu odeia ela em 2005, mas no futuro vocês vão ser muito amigos) e Tati Pereira são as únicas pessoas que tu vai levar “das antigas” pra próxima década. Esqueça todos os outros e outras! Foque na qualidade e não na quantidade.

12.Quando o Luis Gustavo disser que tem um seriado de drag queens pra te apresentar LARGA A MERDA DE SER PRECONCEITUOSO e olha logo porque é o melhor seriado do mundo!

13.E, finalmente, quando for morar em Gravataí, procure por Alexandra. Ela é uma pessoa incrível e o apartamento que ela vai te conseguir é GE-NI-AL. ❤

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.