Matt Thornton
Sep 4, 2018 · 3 min read

Para minha linda esposa, no dia do seu 26° Aniversário:

Incrível tudo que você já viveu, sobreviveu, e tem aprendido até hoje. Ainda melhor que - apesar de todos os motivos que essa vida dá pra gente virar nihilistica e enculpá-la por praticamente tudo - você não deixa de seguir o seu rumo com alegria e positividade. Fora de vários outros motivos, é este que continua me apaixonando por você e pela sua história.

Aos meus 26 anos, eu ficava perdido. Iria continuar vivendo assim por mais de um ano. Estive perdendo noção de significado da vida, procurando ele em um lugar bem longe da casa, pois coloquei os pés na areia — embaixo das estrelas, diante do mar nordestino — e você entrou na minha vida.

Me apaixonei pelo jeito de que você cantava; continuo me apaixonando pela sua maneira de viver assim: como se a vida fosse uma música de ser cantada, uma dança de ser dançada.

O presente fica mais complicado com cada dia, e nem sempre parece ter significado nenhum.

Faz uma década desde seus 16 anos: um tempo que - na época - fazia o maior parte da sua vida; hoje, faz menos de uma metade. Se vivermos por um século, você está entrando no segundo quarto a partir de hoje. E não foi tempo perdido: superou vários desafios entre 3 continentes e 4 línguas durante 25 anos, cada vez ficando ainda mais forte, com mais um pouquinho de sabedoría, construindo a pessoa maravilhosa que agora você é.

Se você estiver refletindo no passado hoje (Aonde foi o tempo? Por que eu fiz isso ou aquilo? Será que eu pertence aqui?) te digo:

Eu admiro tanto a sua confiança de ter orgulho do seu rumo até aqui. Nunca se arrependa por ter seguido a sua lenda pessoal, com Deus no coração e uma vida melhor na sua trajetória.

Que tipo de conselho eu posso lhe oferecer, em respeito ao futuro? Como seguir em frente neste capítulo?

Ressacas do inferno. Tome cuidado velhina. Além disso...

- À medida que o tempo passa, também se acaba - esteja aqui, hoje, neste momento, sempre que possível. Na espera do próximo destino, não se esqueça da longa aventura, nem a luta que a gente fez pra chegar aqui.

- Se você e o Brasil me ensinou alguma coisa, é "Se não puder mudar nem consertar algo, faça beleza com ele."

Não podemos parar o tempo nem voltar (você sabe bem do quanto eu lutava com essa ideia no passado). Pode ser assustador, às vezes, a velocidade do tempo e a da idade. Se todo dia for uma luta contra o tempo, faz a sua própria "arte de elaborar o dia." Sempre vou te apoiar em encontrar o rítmo que serve pra sua vida, a cadência da sua samba.

- A vida é composta de vários jogos; o objetivo é viver a vida que vence a maior quantidade deles possível. O problema que você enfrenta agora mesmo é apenas um episódio de uma longíssima série - mas a série tem muito mais temporadas ainda, que fazem apenas parte da grande programação.

Em tempos de fracasso, lembre-se daquilo que você está arrasando; na vitória, pense naquilo que você talvez tenha para melhorar ainda.

- Quase nada que seja importante pode ser resolvido num dia só; basta ir pra cama - onde eu sempre vou estar lhe esperando - para conversar, ou simplesmente deixar o cérebro procurar as respostas através dos seus sonhos.

- Ser honesto consigo mesmo exige a vontade de sempre procurar as respostas nos lugares em que você não queria procurar. Aonde você precisa ir procurando, também vou.

Obrigado por ser sempre essa pessoa que me mantém honesto, por ficar comigo com mãos dadas enquanto a gente luta para ser alguém melhor.

Obrigado pelo seu amor e apoio, seus esforços, a energia com que você sempre vive — por me ajudar a enxergar minha vida com claridade e vivé-la com coragem.

Obrigado por aquela nossa dança na praia.

Parabéns meu amor, minha metade, minha companheira até o fim.