Liderança e gestão em design: uma série sobre ser um Product Design Lead

Este é meu assunto favorito e foco do último ano em que me tornei Product Design Lead no QuintoAndar. Quero dividir algumas descobertas e perguntas que tem me acompanhado nesta jornada.

Letícia Pires
QuintoAndar Design
2 min readJul 23, 2018

--

Há quase quinze anos, esbarrei com o design e não larguei mais. Sempre me encontrei nessa profissão, que para mim, extrapola o profissional e significa uma lente para vida. Sou apaixonada pela abordagem do design.

Como muitos colegas, ao pensar no desafio da gestão e liderança de design, eu ficava insegura. Será que é o momento? Será que eu dou conta? Nunca mais eu vou projetar? Eram algumas das perguntas que me vinham imediatamente.

Ano passado, achei que poderia ser a hora e comecei a considerar esse desafio. Amadureci a ideia e comecei algumas conversas com o meu gestor. Esta construção precisava ser pertinente para a empresa também.

Desde setembro de 2017, sou Design Lead no QuintoAndar. São só 10 meses e um mundo infinito de aprendizados e descobertas. Tem sido uma imersão intensa e como exercício, montei esta série:

  1. Pelo fim da liderança acidental [em design], um manifesto!
  2. O que é liderança por Seth Godin
  3. O que aprendi no meu primeiro ano como Product Design Lead do QuintoAndar
  4. Dicas do Google LeadersLab
  5. Conteúdos bacanas sobre liderança e gestão em design

Como em todos os textos, minha pretensão é criar um canal de conversa com designers de todos os cantos e em diferentes momentos de carreira. Fique à vontade para comentar, perguntar, discordar. Este é um espaço nosso!

Obrigada a meu time tão generoso, presente e companheiro!

--

--

Letícia Pires
QuintoAndar Design

I help teams create engaging product experiences and new services. Design Director @QuintoAndar.