É possível ser LGBT+ e cristão? Cristãos LGBT+ pra você seguir

Leandro Vicente Silva
5 min readJun 16, 2022

--

Imagem de uma bandeira LGBT erguida em frente a uma igreja

Quase todo dia a gente infelizmente se depara com alguma pessoa evangélica (e de outros segmentos cristãos no Brasil) reproduzindo falas LGBTfóbicas e muitas vezes com a desculpa de "é só a minha opinião que deve ser respeitada". E eu gostaria muito que fosse apenas uma opinião inocente mesmo — como a minha opinião de que açaí é melhor que sorvete — porém uma opinião que contribui para o sofrimento e morte de milhões de pessoas todos os dias não pode passar desapercebido.

E pensando nisso resolvi apresentar aqui o outro lado da moeda: pessoas cristãs que tem uma visão afirmativa (ou seja, que não condena a existência de pessoas LGBTQIAP+) e que tem muito menos visibilidade do que as pessoas cristãs LGBTfóbicas. Percebam que essas pessoas acabam por sofrer "o primeiro impacto" da LGBTfobia presente na igreja e são muito perseguidas e invisibilizadas pelos religiosos reacionários que se julgam donos do Cristianismo, da Bíblia e até de Jesus.

Mesmo que você não seja uma pessoa cristã e não queira nada com igreja evangélica ou católica, peço encarecidamente que considere o peso político que a religião cristã tem no Brasil — especialmente pela maior parte da população se declarar assim. E ter outras narrativas cristãs que são a favor da liberdade, da pluraridade, da democracia e se opõe ao projeto de poder teocrático evangélico é de suma importância para frear o avanço do ultraconservadorismo que flerta com o fascismo no país. E a partir dessa consideração ajude a alavancar essas vozes.

Sei que a esmagadora maioria das pessoas LGBTQIPA+ tiveram experiências terríveis nas igrejas e é totalmetne válido o sentimento de repulsa que elas possuem. Meu objetivo aqui não é questionar nem invalidar esse sentimento. Muita gente acha discabida a ideia de alguém ser LGBT e evangélico/católico (tanto por parte de LGBTs não cristãos quanto por parte de cristãos LGBTfóbicos, óbvio que por motivações totalmente diferentes, não estou criando uma falsa simetria). E ainda que esse seja o seu caso, por ser alguém pró LGBT que nem vê sentido na religião cristã seguir existindo, sabemos que mesmo que a solução fosse essa (da religião cristã deixar de existir) isso não aconteceria tão cedo. E precisamos hoje agir e nos unirmos em todas as frentes que tem como mesmo objetivo o fim da LGBTfobia na sociedade — independente da visão religiosa de cada um.

Vale lembrar também que:

1) Todo ser humano tem direito a crença ou não crença religiosa. Logo, pessoas LGBTQIAP+ de todas as religiões e ateias/agnósticas existem. E tem o direito de expressar sua fé/não fé livremente.

2) O cristianismo enquanto doutrina/dogmas possui várias vertentes e linhas teológicas onde costuma-se ter como ponto comum a crença em Jesus Cristo — todo o resto, especialmente a forma como se interpreta a bíblia, é muito particular de cada um. Logo a associação ser cristão = ser LGBTfóbico tem mais a ver com como a sociedade se estruturou do que com aquilo que fato a fé cristã propõe.

Agora vamos lá. Lista de pessoas LGBTQIAP+, organizações pró LGBT e pessoas aliadas — todas cristãs (evangélicas e católicas) que estão na luta contra o fundamentalismo religioso LGBTfóbico no Brasil pra você seguir e ajudar a divulgar:

Lista feita em parceria com Allie

Conhece mais pessoas ou organizações que deveriam estar nessa lista? Contribua nos comentários!

--

--

Leandro Vicente Silva

Um jovem negro LGBT cristão do interior do RJ apaixonado por cultura e viagem. Também atuo como gestor de produtos em TI. Um pouco disso tudo você acha aqui