Letter of Intent — Levy Bertoleti

Levy Bertoleti
4 min readOct 25, 2018

--

Olá,

Meu nome é Levy Bertoleti e estou me formando em dezembro de 2018 no curso de Engenharia Mecânica, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

Fonte: http://portal.utfpr.edu.br/comunicacao/galeria-de-fotos/curitiba.jpg/view

Minhas maiores conquistas foram: ter sido aprovado em uma universidade federal bem conceituada no curso desejado; também fui agraciado com uma bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras que me possibilitou a oportunidade de morar por 15 meses em Glasgow, Escócia, Reino Unido. Além do mais, tenho muito orgulho das pesquisas acadêmicas desenvolvidas e nas quais pude publicar artigos científicos com resultados, análises e experimentações dos trabalhos desenvolvidos.

Uma situação que me trouxe um aprendizado muito importante e que, se eu pudesse voltar no tempo, teria feito diferente é com relação ao período de intercâmbio. Mesmo tendo tido a experiência de morar sozinho aqui no Brasil e todo o aprendizado que essa experiência me causou, demorei um pouco mais do que o idealizado por mim para me acostumar com a cidade e as pessoas que lá moravam. Em Glasgow, há um dialeto chamado Glaswegian e o utilizam para se comunicar (misturando-o naturalmente ao inglês), existem poucos imigrantes na cidade e o sotaque dos nativos é bem carregado e diferente do que estamos habituados. Para conseguir me acostumar, comecei a conversar com as pessoas em lugares como supermercados, perguntando onde eu poderia encontrar algumas coisas que eu sabia previamente onde estavam, principalmente tentando puxar assunto com pessoas mais idosas. Também entrei para um time de Rugby da cidade, onde participei ativamente e tive um contato bem próximo com os membros da equipe, pois, além dos treinos e torneios, realizamos alguns eventos e trabalhos sociais. Mesmo assim, acabei demorando uns quatro meses para me sentir adaptado e confortável com as coisas, acredito que hoje, se eu tivesse tomado essas iniciativas de inclusão mais cedo, teria me adaptado melhor e em menos tempo.

Considero que o intercâmbio foi a experiência que mais me marcou, pois foi a primeira vez saí do país, fui sozinho, com a oportunidade (e também responsabilidade) de cursar um intensivo de inglês e depois um ano do curso de bacharelado em Engenharia Mecânica, em uma renomada instituição de ensino, a University of Glasgow, onde estudaram pessoas como Adam Smith, “pai” da economia; Watt e Kelvin, cujos nomes são atrelados a mentes brilhantes responsáveis por tantas descobertas das quais nos beneficiamos até os dias de hoje. Logo, foi um período ímpar em minha vida! Saí totalmente da minha zona de conforto com relação à língua, costumes, cultura, amigos e disciplinas (pude cursar matérias de minha área de atuação que não existiam na minha grade aqui no Brasil). Amadureci muito, aprendi muito e tive também uma maior confiança em minha formação aqui no Brasil; mesmo indo para uma universidade extremamente conceituada, consegui acompanhar e ter êxito nas disciplinas, além de ter feito amigos de diferentes partes do mundo e com os quais mantenho contato até hoje!

Fonte: https://www.gla.ac.uk/schools/engineering/

Sou reconhecido pelos meus colegas por minha determinação, resiliência, paciência, , otimismo, bom-humor, lealdade, por ser alguém que sabe ouvir e com quem eles podem sempre contar.

Gosto muito de acompanhar os jogos que acontecem no campeonato nacional de Rugby, de assistir séries, jogar videogame e de ler sobre fatos históricos e conhecer tecnologias novas.

A Johnson & Johnson é onde eu me imagino no futuro, pois além da possibilidade de desenvolvimento de carreira, a empresa possui valores com os quais me identifico e realmente acredito. Compactuamos no fato de acreditar que com o nosso trabalho, devemos impactar de forma positiva a vida das pessoas/clientes, uma a uma; de acreditar que realizando continuamente pesquisas, empregando inovações tecnológicas e nos desenvolvendo, conseguimos entregar um melhor resultado que vai beneficiar a todos. A empresa acredita e entende que investimentos em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação trarão benefícios para ela mesma e para seus clientes no dia-a-dia, proporcionando um maior bem-estar e satisfação. Isso é incrível! É uma visão que considero à frente das demais.

Para que tudo isso seja possível, devemos prezar por entregas de alta qualidade e custo razoável, além de focar na satisfação e bem-estar do cliente. A certeza de que a Johnson & Johnson possui um ambiente com infraestrutura adequada ao que se propõe a fazer, fornece e possibilita o reconhecimento de seus funcionários, o respeito à diversidade e à individualidade de cada um. Isso humaniza a empresa e agrega valor aos funcionários que vestem a camisa e sentem-se realmente parte do negócio, do “time”. Esses são pontos que admiro muito em uma empresa e me levam a acreditar que eu e a Johnson & Johnson poderíamos fazer uma parceria incrível!

Meu propósito na vida é que eu possa aplicar todo conhecimento adquirido, através dos estudos, experiências profissionais e pessoais para conseguir desenvolver produtos/metodologias/processos que causem impacto na vida das pessoas que vão usufruir desse trabalho de forma positiva, enriquecedora e viável. Acredito que quando desenvolvemos um produto, por exemplo, não impactamos somente o consumidor final, mas também os envolvidos no processo de desenvolvimento e entrega.

Até chegar a hora dos meus olhos se fecharem pela última vez, gostaria de trabalhar e me dedicar muito para ser lembrado pelas conquistas que obtive, as descobertas que realizei e o impacto que causei na vida das pessoas com as quais eu tiver a oportunidade de conviver ou que foram impactadas pelo fruto de meu trabalho. Atrelado a isso, espero que elas se lembrem de mim pela pessoa e pelos valores que sou.

Muito obrigado,

Levy Bertoleti.

--

--