Comportamentos sociais que trazem problema

Viver em sociedade nunca foi fácil, agora que temos a sociedade virtual e a real, parece que ficou um pouco mais complexo. Muitas pessoas ainda não sabem separar o mundo real do virtual e por isso os fenômenos de comportamento se repetem em ambas esferas. Vamos ver alguns exemplos de posturas que aparecem tanto no mundo real (sociedade) quanto no virtual (redes sociais):

1º) Uma pessoa expõe seu ponto de vista sobre algo. (Algumas pessoas irão apoiá-la e outras criticá-la).

2º) Uma pessoa famosa comete um erro de português. (Várias pessoas irão criticá-la e algumas irão apoiá-la).

3º) Você quer ser aceito(a) por um grupo de pessoas de seu convívio diário, mas se sente excluído(a). Na maioria das vezes você ficará calado(a). Em outra situação, você tenta ser aceito(a) por alguém em uma rede social e também se sente excluído(a): ou você fica calado(a), ou envia uma mensagem para a pessoa mostrando a sua insatisfação. Depois que a mensagem foi enviada, você pensa: “Não estou nem aí, enviei mesmo”, ou então pode pensar: “será que agi com a razão? Mas agora já não tem mais jeito, a mensagem foi enviada.

4º) Você telefona para alguém e não tem êxito, a pessoa não atende ao telefone de jeito nenhum. Você fica na dúvida se a pessoa está vendo o telefone tocar ou “tem certeza” que ela não quer atender. Agora, você envia uma mensagem no Facebook da pessoa e ela não te responde. Você começa a acompanhar o mural da pessoa para ver se ela está te ignorando enquanto mantém contato com outras pessoas.

Estes poucos exemplos nos mostram que precisamos tomar muito cuidado com nossa forma de reagir tanto em sociedade quanto nas redes sociais. Por algum motivo, a internet dá força para pessoas falarem e fazerem coisas que em outras situações não fariam ou falariam. Cada um de nós tem uma tendência (uma natureza), que é falar muito, falar pouco, ser calmo, ser nervoso, se sentir rejeitado, se sentir amado, altruísta, egoísta, etc.. Dependendo da tendência que a pessoa tiver, ela poderá ter reações no mundo virtual, que depois se arrependerá, mas ai já é tarde, pois a mensagem já foi enviada.