O equilíbrio necessário

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente!” Kierkegaard

Esta frase dita por Kierkegaard nos fala de uma verdade que é tão óbvia mas que poucas pessoas entendem a sua importância. Esta afirmativa nos mostra a questão do passado, presente e futuro.

Se você tem vivido no passado, isto é um grande erro, além de travar sua vida. O passado somente deve ser usado para que você compreenda quem é, ou seja, use o passado como uma fonte de pesquisa para perceber se seu nível de maturidade aumentou, se hoje você se tornou uma pessoa mais sábia, etc. Nunca use o passado para culpar alguém ou para se engrandecer,pois quem assim o faz, esta preso a algo que não existe mais.
 O presente é o momento atual, onde a sua maturidade pode te ajudar a tomar decisões sábias.
 O futuro será o resultado da sua compreensão do passado, aliado ao que você faz no presente (as decisões que você toma).

Sintetizando podemos dizer que: o passado serve de reflexão para que você compreenda quem você se tornou no presente. Lembre-se que a reflexão só traz resultado se for feita com humildade. Se durante sua reflexão, seu ego e orgulho começarem a falar alto, então a reflexão está perdida. O que isto quer dizer? Quer dizer que se na sua reflexão você começar a se engrandecer, como por exemplo: — No passado eu fiz isto ou aquilo e fui melhor que muita gente, aguentei o que outros não aguentariam, etc. Na verdade isto não é reflexão, é autoadoração.
 O presente será muito melhor se você conseguir olhar para o futuro e tomar suas decisões aliando o aprendizado do passado com o momento seu atual (presente), ou seja, há uma necessidade de equilíbrio entre passado-presente-futuro, para que você compreenda a sua vida (sua essência).