O ponteiro do relógio está andando mais rápido?

Um das frases que tenho falado e escutado outras pessoas usarem é: O tempo está passando tão rápido. Outro dia fiz uma brincadeira com uma pessoa, quando ela disse que o tempo estava passando rápido, olhei imediatamente para o relógio que estava na parede e pedi a sua ajuda para tentarmos entender como o ponteiro dos segundos estava movimentando. Nós dois chegamos a mesma conclusão: o ponteiro não está nem mais rápido, nem mais lento, está do mesmo jeito de sempre. Começamos a rir e eu disse: Não acredito que fiz este experimento ridículo e que você ainda me seguiu.

Deixando a brincadeira de lado, por que estamos a cada dia tendo a sensação de que o tempo passa mais rápido? Muitos fatores mudam nossa percepção de tempo, entre eles a idade que cada um de nós possui, pois quanto mais informação acumulamos (memória passada), mais nossa percepção muda. Na atualidade, temos a velocidade da informação e da comunicação. Hoje, uma criança que fica na frente do computador por 7 horas, consegue absorver 11 horas de informação. Como isto é possível? Pelo fato de que a criança usa vários programas ao mesmo tempo e no mesmo minuto ela está recebendo duas ou três informações de fontes diferentes. Hoje usamos o celular e encontramos a pessoa imediatamente, isto é velocidade de comunicação. Há alguns anos atrás, você iria chegar em casa à noite, ligar para o telefone público que tinha perto da casa de seu irmão, telefonar para ele, contar com a boa vontade de alguém em ir chamá-lo, para poder dar um recado. Nos tempos atuais você simplesmente pega o celular e liga ou manda uma mensagem. Tem ainda a opção de mandar um email. Qual é o perigo que corremos com tanta informação? A questão é a qualidade da informação. Se não tomarmos cuidado, iremos perder muito tempo usando a tecnologia só para coisas que não nos ajudam a crescer. É importante usar o tempo e a facilidade de se ter informação, lendo e pesquisando assuntos que te ajudam a crescer como ser humano e profissionalmente. Pare para pensar: De cada duas horas que você navega na internet, quanto deste tempo é usado para aprender coisas produtivas?

Obs.: A sensação de velocidade do tempo, é diretamente proporcional ao nível de consciência (maturidade) de cada pessoa. Quanto mais maturidade a pessoa possuir, maior será a sensação de velocidade com que o tempo está passando.