O que é ser hipócrita?

A hipocrisia é um dos “detalhes” que atrapalha o ser humano a se desenvolver e consequentemente a sociedade a crescer em qualidade. O interesse em conseguir algo (egoísmo) faz com que muitas pessoas sejam hipócritas e nem percebam que são assim.

O dicionário Aurélio define hipocrisia como:
 1.Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem.
 2.Impostura, fingimento, simulação, falsidade.
 3.Falsa devoção.

Vamos responder às seguintes perguntas:

1) Você está muito cansado(a), depois de um dia de trabalho. O interfone toca, é o seu amigo “x”, aquele que parece não ter muita perspectiva de futuro. Ele quer falar com você. Você manda dizer que não está? Manda dizer que está dormindo? Recebe o amigo de má vontade e depois que ele vai embora, fica reclamando de ter sido incomodado(a)?

2) Você está muito cansado(a), depois de um dia de trabalho. O interfone toca, é o seu amigo “y”, aquele que possui uma profissão respeitada por toda sociedade, na sua concepção ele possui uma renda mensal enorme, que faz parte da high society. Ele quer falar com você. Você manda dizer que não está? Manda dizer que está dormindo? Recebe o amigo de má vontade e depois que ele vai embora, fica reclamando de ter sido incomodado(a)?

3) Você está dando uma festa de aniversário, uma amiga sua que está passando por dificuldades financeiras chega com o filho dela, um menino que gosta de quebrar tudo. Como você trata sua amiga e o filho dela?

4) Você está dando uma festa de aniversário, uma amiga sua que é uma empresária bem sucedida, cheia de influência na sociedade, chega com o filho dela, um menino que gosta de quebrar tudo. Como você trata sua amiga e o filho dela?

5) As pessoas que você visita. Você tem ido até elas porque realmente gosta delas ou por interesse? Será que você tem interesse e não percebe?

A finalidade deste post não é julgar ninguém e sim mostrar que muitas vezes somos hipócritas e nem percebemos. Espero que estes questionamentos acima nos ajudem a nos tornarmos seres humanos mais justos.