Onde está a sua criança interior?

“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.” Jean Piaget

A infância é muito importante e decisiva na vida de um ser humano, é o momento onde estamos abertos para aprender, experimentar o novo, receber informações com uma agilidade e facilidade incríveis.

Alguns experts chegam a afirmar que até os 7 anos de idade, somos como uma esponja que absorve tudo que recebe. Já que absorvemos tanta informação, a melhor maneira de termos um adulto saudável, é permitindo que sua infância seja a mais equilibrada possível. Sabemos que é muito subjetiva a definição de “equilíbrio”, pois cada família possui sua forma de funcionar, seus traumas e sua individualidade. É até possível afirmarmos que em toda família existe alguém que seja desequilibrado emocionalmente, então a criança cresce recebendo informações tanto positivas quanto negativas. Pela complexidade deste tema e por ser algo que pode nos levar a interpretações quase que infinitas, vamos nos concentrar nas crenças que uma criança cresce escutando e que consequentemente se tornará verdade em seu inconsciente, interferindo em seu caráter, sua personalidade.

É muito importante que este futuro adulto cresça acreditando nas seguintes afirmativas:

  1. Que ela, a criança, é inteligente.
  2. Que ela, a criança, sabe discernir se está fazendo algo que é certo ou errado.
  3. Que ela, a criança, sinta que é amada pelos adultos que a rodeiam.
  4. Que ela, a criança, é humilde em admitir seus erros.
  5. Que ela, a criança, sabe de sua capacidade mas nunca menospreza a capacidade dos outros.
  6. Que ela, a criança, respeita as regras sociais, se preocupa com a sociedade, a natureza e os efeitos de suas decisões.

Lembre-se que independente de sua idade, você continua repetindo a maioria das coisas, dos hábitos, das crenças, que você escutou e aprendeu quando criança. Na verdade, aquela criança nunca morreu, ela está viva dentro de cada um de nós. Por que você acha que todo adulto se comporta em alguns momentos da vida como se fosse criança?

Boa sorte em seu encontro com sua criança interior.