TUDO ESTÁ MUDANDO MUITO RÁPIDO

Nos últimos dez anos, o mundo mudou consideravelmente. O que era importante perdeu importância, o que não era pensado agora é vivido no cotidiano das pessoas. Quem poderia imaginar que um dia faríamos ligações telefônicas gratuitas através de um aplicativo? Quem esperava ver países ricos em crise? Muitas outras mudanças radicais irão ainda acontecer, mas nenhum ser humano possui a bola de cristal para poder definir o que está por vir, só Deus sabe.

Mas por que esta reflexão é importante? Porque precisamos ficar antenados para percebermos mudanças que já ocorreram e que interferem no mercado de trabalho. Citando apenas um exemplo, podemos pensar a questão do líder dentro da empresa. Até alguns anos atrás, o líder era visto como a pessoa que motivava a equipe e a mantinha funcionando como um relógio, agora o líder é visto como o responsável por preparar seu sucessor. O foco saiu da equipe e foi diretamente para quem substituirá este líder. Se você ainda não havia percebido isto, então este pequeno exemplo lhe mostra que há muito mais coisas que precisam ser percebidas e que se você não “se ligar”, irá perder muitas oportunidades na sua vida.

Hoje, é mais fácil perceber que qualquer profissional é substituível e isto entra em contradição com pessoas que ainda estão com a mente no “passado” e que também não perceberam que sempre tem alguém que pode fazer melhor do que eles(as). Para tentar seguir este barco que está sendo visto mover lentamente, mas que na verdade está com uma velocidade de supersônico, a única forma é manter-se atualizado, lendo bastante e fazendo cursos.