
…mudanças fundamentais e irreversíveis na natureza humana são, elas mesmas, a-históricas e ingênuas. Se romancistas sabem de algo é que cidadãos individuais são plurais internamente: eles têm em si um grande espectro de possibilidades de comportamento. São como trilhas musicais complexas, das quais algumas melodias podem ser provocadas e outras igno…
…hum dos meus leitores nem eu estamos nas planícies iluminadas pelo sol descritas em Dentes Brancos. Mas a lição que eu tiro disso não é que as vidas daquele romance eram ilusórias, mas que aquele progresso não é permanente, sempre será ameaçado, deve ser redobrado, re-expresso e reimaginado, se for para durar. Eu não digo que é fácil. Eu não tenho as respostas. Eu sou por natureza uma pessoa não-política, e essa é a era política mais obscura que eu já vivi. Meu trabalho, como ele é, toca a vida íntima das pessoas. Quem me pergunta sobre o fracasso do mult…
Era, percebo agora, uma das pessoas menos ideológicas que já conheci: tudo que lhe aconteceu, ele levou como um caso particular, sem ser capaz ou sem querer generalizar. Ele perdeu seu sustento, mas não sua fé no seu país. O sistema educacional falhou com ele, mas meu…