
Networking é tudo!
Dicas de como abordar pessoas em eventos presencias e em eventos virtuais.
No Brasil, algumas pessoas têm vergon ha de abordar desconhecidos no meio de um evento profissional e pedir seu cartão de visita. Ficam pensando que é meio invasivo; que aquela pessoa vai se sentir incomodada porque você está atrapalhando seu momento; ou que talvez seja melhor tentar fazer dessa abordagem algo natural, coisas assim.
Pois saiba que abordar pessoas com quem você tem interesse em se relacionar profissionalmente em algum futuro próximo é normal! Isso é normal! Normalíssimo!
Aquela pessoa está ali para isso também. Ela também quer expandir seu network!
Para te ajudar vou dar duas dicas de como melhorar sua abordagem de networking que aprendi com amigos ao longo dessas andanças.
1 — Em Eventos Presenciais (Workshops, Seminários, Congressos, etc.)
Tá, você pagou caro na inscrição daquele congresso de sua área que você tanto queria ir ou, no mínimo, teve que dar aquele papo no seu chefe pra conseguir uns dias extras na suas férias. E agora, o que você faz?
A dica é visitar o site oficial do evento e depois checar as redes sociais do evento buscando saber como as pessoas estão se relacionando virtualmente pré-evento. Pesquisar sobre os palestrantes previamente, visitar seus linkedins, facebook, etc. Em outras palavras, se torne “íntimo” dos palestrantes e organizadores de seu interesse.
Outro ponto importante é interagir com outros participantes nas redes sociais. Muitas vezes as pessoas fazem comentários ou colocam postagens nas redes sociais do evento e essa é uma ótima oportunidade para começar a interagir. Responda aos comentários, entre em contato via e-mail ou inbox com alguma pessoa que você interagiu até aquele momento, etc. Assim você começa a ‘quebrar aquele gelo’ do primeiro momento.
Também é bacana marcar encontros para durante do evento com pessoas que estão discutindo algum tema de seu interesse.
No evento, não se acanhe! Esteja carregado com cartões de visitas e mãos à obra!

Após terminar de assistir àquela palestra que você tanto esperava, aborde o palestrante e já entregue seu cartão, cumprimentando-o e parabenizando-o pela palestra. Diga que gostaria de trocar ideias com ele posteriormente (assumindo, claro, que você tem interesse em falar com ele depois, né?) e pergunte se ele pode lhe dar seu cartão de visita.
Pronto! Missão cumprida! Você tem seu contato oficial, você expandiu seu network!
Mas o verdadeiro trabalho começa agora. Não se esqueça de realmente entrar em contato com as pessoas que você trocou cartões e tente se relacionar virtualmente com elas. Caso dê sorte de algumas delas morarem na mesma cidade que você, agende um happy hour.
Assim começa tudo!
Lembre-se de uma coisa importante: as outras pessoas estão ali pelo mesmo motivo que você — expandir o network!
2 — Em Eventos Virtuais (Webinars, Seminários Online, entre outros)
Os eventos virtuais têm uma peculiaridade que eu acho sensacional: tem gente do mundo inteiro!
Da mesma forma, não se acanhe. Seja proativo!
Em muitos desses eventos eles disponibilizam as informações de quem está participando, com dados de e-mail, posição que ocupa, etc.
Dê uma olhada nos participantes e, quem sabe,você pode achar uma ou outra pessoa de outro país que trabalha na mesma coisa que você, que é da mesma profissão, etc. Busque essa pessoa nas redes sociais e entre em contato com ela.
Diga que vocês participaram de um evento XPTO online e que você gostaria de trocar ideias com ela a respeito de algum determinado assunto, ou que vocês têm coisas em comum e você gostaria de adicionar ela à sua rede para troca de experiências, dicas, etc. Não há mal nenhum nisso.
Eu mesmo tenho pessoas na minha rede do linkedin que ainda não tive oportunidade de conhecer pessoalmente, mas que já responderam pesquisas minhas para artigos, já contribuíram para algum movimento virtual que eu precisava, etc.
Um amigo aqui no Rio de Janeiro que conheci fazendo trabalho voluntário no PMI-Rio (www.pmirio.org.br) faz uso dessa abordagem e tem tirado muitos proveitos legais das infinitas possibilidades de uma rede virtual de contatos.
A internet está aí para ajudar a todos! Não importa se você está no norte, sul, centro-oeste, nordeste, sudeste ou mesmo em outro país!
