Spoiler: O mal do século

Luiz Alegria
Aug 22, 2017 · 4 min read

Atenção! Este texto não contém spoilers

A origem da palavra “spoiler” vem do verbo inglês to spoil, que significa estragar em português, portanto podemos tentar traduzir como “um grande estrago”, mas não há a necessidade, pois o termo vem se espalhando mais rápido do que uma epidemia por todo o mundo.

Resumidamente, dar ou soltar um spoiler, é quando alguém revela uma parte chave de uma trama literária, de um filme, uma série de TV, novela ou similar para outra ou outras pessoas que ainda não puderam desfrutar da obra. Mas hoje as coisas vão muito além disso. Contudo antes de explicar, temos que voltar um pouco no tempo para entender o progresso da situação.

Lá na década de 90, quando muito poucos tinham o privilégio de possuir um computador em suas casas, e quando quase não existia internet nem pirataria, nós só podíamos ver as séries uma vez, isso se passasse em algum canal da TV aberta (podíamos ter a oportunidade de ver novamente se esse canal fosse o SBT, mas nunca havia uma certeza).

Com os filmes era um pouco diferente, porque tinha quem via no cinema, quem alugava o VHS e quem via na TV, então já era possível soltar um spoiler, mas só era considerado ofensivo quando se contava o final do filme ou sobre a morte de algum personagem, sem que houvesse o consentimento dos ouvintes.

Quando um filme inédito na TV passava na Tela Quente ou na Tela de Sucessos, se você não o assistisse, não poderia reclamar de spoilers no dia seguinte, porque com certeza todos estariam conversando sobre isso (pessoalmente, acredite!) sem a menor preocupação, azar o seu se não conseguiu ver o filme, por qualquer motivo que fosse.

Quem domisse cedo segunda se arrependia na manhã seguinte

A tecnologia evoluiu, possibilitou que nossos computadores tivessem um grande poder de armazenamento e uma velocidade de internet boa o suficiente para podermos ver um filme ou uma série de TV na hora que a gente quiser. Foi aí que começou o problema. O sujeito desejava ter aquela conversa sobre os acontecimentos do último capitulo de sua série predileta, mas não podia porque o amigo só viria a assistir dali a duas semanas. Ficava um desapontamento, mas até aí tudo bem. Até que surgiram as redes sociais…

Meu primeiro contato com um spoiler da era moderna foi na volta da quinta temporada de Breaking Bad. Eu sempre via a série durante as segundas-feiras, mas o episódio passava aos domingos no canal americano AMC. Na segunda-feira quando abri meu feed de notícias no facebook a primeira imagem foi um grande print de uma cena do episódio. Percebi então que não estava seguro naquele ambiente e só voltei a acessar a rede social quando assisti ao episódio mais tarde. E foi assim até o fim da série.

Ultimamente a coisa começou a apertar um pouco. Quem não assiste Game of Thrones está muito feliz, mas quem assiste anda com os nervos a flor da pele.
Como a série é mundialmente famosa e com certeza de longe a mais popular, todo mundo fica de olho na tela as 22h do domingo, e quem não tem o canal HBO ou o serviço da HBO GO, se vira para assistir o mais rápido possível para não tomar o famigerado spoiler. E quanto mais se espera, mais certo é que você tomará um belo de um spoiler, pois a própria tecnologia, que nos possibilitou ver nossos programas quando quiséssemos, agora está nos obrigando a ver no horário do canal de TV, que paradoxo hein.

sempre domingo as 22h, não se esqueça!

Se você não assistir o episódio no horário, tem que se desligar de todas as redes sociais e da própria internet em si, pois temos spoilers nos grupos de chat, nos stories do instagram e do snapchat, no youtube, nos sites especializados, no facebook, no twitter. Não adianta chorar, se você não pode ver o episódio mas pretende, se isole do mundo da informação.

Outro aspecto importante a se observar é que cada pessoa tem seu nível de tolerância ou sua regra do que é e do que não é um spoiler. Tem muitas pessoas que consideram teasers e trailers de cinema como spoiler, ou mesmo saber como o filme começa, ou mesmo o menor dos diálogos. Não importa, tudo isso é um spoiler.
Outros já acham que é tudo um exagero e só contar o final é que é realmente spoiler, mas não importa, o melhor é mesmo ficar na sua e respeitar a decisão do próximo. E, nesse momento eu entro em outro ponto importantíssimo da discussão: Colegas, não adianta reclamar que as pessoas dão spoiler em rede social ou chat, isso vai acontecer sempre e as pessoas tem o direito de dar spoiler, o mundo não vai esperar que você assista a série para falar sobre ela. Se isole ou lamente, hoje os dias são assim.

Se esconda e feche os olhos, pois o spoiler está aí, em todo lugar, pronto para estragar seu deslumbramento e sua surpresa, o mal do século XXI.

)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade