Por causa da idade: a história de uma cachorrinha charmosa

Liandra Cordeiro
Sep 5, 2018 · 3 min read
Bela Bela toda contente com 13 anos.

Eu tenho uma cadela idosa. Acho que nunca tinha parado para pensar na velhice de um animal de estimação. A gente até pensa em como ele vai morrer, na tristeza que vai ser, mas nunca no que vai acontecer até chegar o final da vida dele na terra. Com gente, a gente já sabe como é né…. As dores aumentam gradativamente, tem que ir ao médico mais vezes por ano, no inverno tem gripe e no verão alergias. Com bicho é exatamente igual.

A minha poodle tem 13 anos. Deve fazer 14 no próximo 5º dia de novembro, que por coincidência é o dia do meu aniversário também. Dizem que ela nasceu pra ser minha e aquelas coisas todas. Eu acreditava. Depois que morei fora e voltei, eu só acho que ela me usou como intermediária para chegar na minha mãe.

Um cachorro nessa idade tem vários problemas. A Belinha começou mancando. Ela tinha uns 8 ou 9 anos e, sem nenhuma regularidade nas mancadas, a gente começou a achar que ela fazia isso só para chamar atenção. Ah gente! Depois de tantos anos, seu bichinho acaba te convencendo que tem uma pessoa dentro daquela pele coberta de pelos.

Um tempo depois a levamos ao veterinário que falou que era artrite, artrose ou algo assim. Disse que não tem cura, que um remédio de vez em quando ia diminuir as dores e falou pela primeira vez esta sequência de palavras: “É por causa da idade”.

Agora, isso é o que a gente mais ouve nas idas ao veterinário. E não são poucas. A Belinha teve câncer de mama duas vezes e na segunda vez a gente teve que castrar. A cirurgia ficou caríssima, porque o veterinário disse que “por causa da idade” a anestesia precisava ser inalada.

Aí ela engordou e as dores nas patinhas pioraram. Ela teve infecção de ouvido, alergia na pele, dermatite. Tudo isso “por causa da idade” que deixa o cachorro com a imunidade mais frágil. Igual gente velha. Ela também tem cataratas e acumulo de cera no ouvido “por causa da idade”.

Um dia ela não levantou da caminha e era doença do carrapato. Dessa vez não era por causa da idade, mas porque a Belinha, com seus pouco mais de 6 quilos, conseguiu infestar nosso apartamento de carrapatos.

Agora a moda em terra de Belinha é comer muito e lamber as várias berrugas que apareceram no corpo dela “por causa da idade”. O apelido dela é jabulani remendada porque ela se lambeu tanto que abriu um machucado no bumbum. Ela toma um remédio para o coração, um para as patinhas e eventualmente um para dor, porque além de tudo, ela destroncou um joelhinho e “por causa da idade” não dá pra operar.

Nossa última foto juntas, um mês antes de ela virar estrelinha ❤

Obs: Esse texto foi escrito em 2014 e eu nunca publiquei. A Belinha faleceu em 2016, após uma série de problemas que agravaram muito a diabete e ela não se recuperou mais “por causa da idade”.

Entre tantos que tenho escritos, resolvi começar por esse. No próximo texto vocês vão entender o porquê. Até quarta que vem!

Para textos de conteúdo profissional, me siga no Linkedin.

No Instagram falo de tudo um pouco.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade