Sobre os manuais escolares “gratuitos”:

  • Manuais escolares “gratuitos” significa que as editoras vão passar a produzir, imprimir e distribuir os manuais escolares gratuitamente? Não.
  • Não? Quem paga então os manuais escolares “gratuitos” às editoras? O estado.
  • E como se financia o estado? Através de impostos cobrados coercivamente aos contribuintes.
  • E quanto vão pagar os contribuintes para os manuais escolares “gratuitos” em 2019? 160 milhões de euros.
  • 160 milhões de euros que vão custar aos contribuintes por ano todos os anos? Mas os manuais escolares não eram “gratuitos”?….

Também podemos imaginar este diálogo:

  • Porque é que o estado não ajuda só…


Pretendendo celebrar a diversidade e identidade de cada pessoa, os seus direitos inalienáveis à Vida, Liberdade e Propriedade e à sua legítima defesa, definidores da Pessoa enquanto ser moral e factor de ordem e prosperidade e, constatando a falta da sua defesa clara no espectro político vigente, associamo-nos no Partido Libertário com as seguintes Linhas Programáticas:

I. Defendemos que à pessoa, famílias e comunidades unidas geograficamente ou por comunhão de princípios, deve ser assegurada a sua esfera privada de consciência e acção autónoma.

II. Acreditamos que protegendo a propriedade honestamente adquirida, as pessoas podem usufruir plenamente o fruto do seu…


Cenário 1: Um cidadão sente-se injustiçado (por inúmeras, variadas e diversas razões) e acha que merece parte da propriedade dos seus concidadãos. Este cidadão obtem uma arma, e usando a ameaça de violência, rouba parte da propriedade dos seus concidadãos. Por mais motivos nobres que este cidadão invoque, como por exemplo — que vai usar todo o produto do roubo para benefício da comunidade — este acto não deixa de ser inequivocamente Imoral, Ilegal e Não Aceite por parte dos seus concidadãos.

Image for post
Image for post

Cenário 2: Um grupo de cidadãos organizado sente-se injustiçado (por inúmeras, variadas e diversas razões) e acha que…

Partido Libertário

Defendemos o direito à vida, à liberdade e à propriedade privada. A organização do Partido rege-se pelos princípios da responsabilidade e da transparência.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store