Cuidados com cabelos crespos by Wilson Eliodorio Studio

Hoje, 26 de agosto de 2017, foi o dia de realizar um dos meus grandes SONHOS (em caixa alta mesmo): ter meus fios cuidados pela equipe do Wilson Eliodorio Studio!!! Isso mesmo! Moro no Rio de Janeiro e vim para São Paulo só para ser atendida por eles. Claro que aproveitei a viagem para aprender bastante sobre os cuidados que as donas de cabelos crespos precisam ter no dia a dia e vou dividir as dicas com vocês nesta publicação.
Começando pela pré-lavagem, por termos cabelos muito secos é importante fazer a umectação antes de todas as lavagens, pode ser com qualquer tipo de óleo capilar que você tenha em casa. Até mesmo azeite de oliva extra virgem serve — foi o que usaram em mim durante o atendimento. Quem tem óleo de coco, de rícino ou algum outro próprio para cabelo e prensado a frio pode fazer a umectação um dia antes, na hora de dormir, porque ajuda a nutrir os fios.

A lavagem deverá ser feita sempre com condicionador, iniciando a aplicação na raiz, massageando bem o couro cabeludo e depois seguir até as pontas. Se num determinado momento você perceber que precisa de uma limpeza mais profunda, pode usar o xampu. Mas com cuidado:
“Faz a umectação, depois aplica condicionador em todo o cabelo e só então o xampu apenas na raiz. Desta forma, ele não vai tirar a hidratação dos fios”, explica o cabeleireiro Max, que faz parte da equipe do studio.
O terceiro passo é aplicar a máscara de sua preferência, respeitando o cronograma capilar, caso você tenha.

A finalização deve ser feita com a fitagem, e quanto mais pesado o creme, melhor. Começando pela parte de trás, separe mecha por mecha e aplique uma quantidade abundante de creme (até ver a mecha bem branquinha), desembarace com uma escova (foto ao lado) e aplique um fixador de cachos ou um gel. Repita o processo em todo o cabelo. Ao terminar, bata o cabelo algumas vezes para frente e para trás e para os lados.
Quem tem tempo, pode deixar o cabelo secar naturalmente. Caso você não possa fazer isso, use um difusor para ajudar o fio a absorver o creme.

Um dos conselhos que Wilson Eliodorio me deu logo após eu chegar ao Studio dele com o cabelo preso foi que eu não deveria mais fazer isso, porque a força usada para prender o elástico estava quebrando os fios novos que estavam nascendo na parte da frente da minha cabeço. Ele indicou trançar o cabelo quando eu quiser fazer algo diferente. Caso contrário, adotar o cabelo solto sempre!

