5 Passos para o deboísmo

Tu és responsável pela treta que cativas.

Faz alguns meses que descobri o incrível lado da internet onde as pessoas evitam as tretas, e contribuem para o “convívio” online de forma positiva, contribuindo com a felicidade coletiva das redes sociais. Os seguidores de tal método foram apelidados de “deboístas”, que vem da expressão “de boas”.

Acordei feliz, liguei os fones de ouvido e resolvi trazer algumas dicas pra você que quer ser mais “de boas” na internet:

- pare de procurar

Baseada em experiências pessoais e de amigos, eu diria que 50% das tretas que atraímos diariamente na internet são procuradas por nós mesmos. Como? Sabe aquele post que ta misturando política e religião e que você odiou? Ok. Agora me diz pra que a necessidade de sentar lá e ler os comentários do texto se você sabe que vai encontrar uma série de coisas que você vai discordar/ficar indignado?

- não é útil? Não poste.

Estudos recentes mostram que se você compartilha somente coisas negativas, você está influenciando para sentimentos negativos nos colegas de rede. Só poste sobre coisas negativas se você achar que aquela informação é útil para alguém, ou se alguém da sua rede puder te ajudar sobre aquele tema.

- assuma o que te estressa

Se você passa a assumir que discutir certos temas te estressa, automaticamente você passa a se afastar um pouco deles (ou pelo menos não tentar fazer isso enquanto cozinha seu almoço).

- encontre um amor real

Calma gente! Eu não to falando pra você ir no tinder visitar seus matches. To falando pra você ir procurar algo que você realmente gosta pra se distrair. Quando encontramos um hobbie, ou quando passamos a encontrar mais as pessoas que amamos, nos mantemos menos estressados/osciosos, o que nos leva a perder menos tempo na internet, e principalmente com tretas.

- tenha uma válvula de escape

Ok, você não conseguiu seguir todos os passos acima? Relaxa. Tenha um bom jogo de luta por perto (eu recomendo o UFC mobile), ou fones de ouvido. Se distraia. Respire fundo. E saia de mansinho da treta o mais rápido possível. Se o post for seu eu recomendo deletá-lo inclusive. Você sempre pode tentar de novo.