O Happy Hour do Emprendedor
Quinta-feira passada, dia 29/09 realizamos nosso primeiro Happy Hour do Empreendedor de 2016!
A ideia do evento é trazer empreendedores para conversar com os participantes, contarem um pouco da sua trajetória e dos desafios do seu negócio. Nessa edição, realizada no Terracota coworking, tivemos a presença da startup ChoppUp, criadora de uma revolucionária choppeira que enche de baixo para cima!
Começamos nosso evento com uma apresentação da ACS (Associação Campinas Startups) e da ACIC (Associação do Comércio e Indústria de Campinas), comentando um pouco sobre como ambas as entidades auxiliam o empreendedorismo na região de Campinas. Além disso, a ACIC comentou um pouco sobre seu evento Day1X e de Marketing Digital.
A primeira empreendedora a participar foi a Vanessa do Realização Ateliê. Ela começou sua carreira empreendedora trabalhando no comércio, passando a auxiliar o marido em seu negócio de logística até que finalmente fundou o Realização, uma empresa de artesanato especializada em decorações para festa. Tal mercado de festas, apesar de menosprezado por muitos, é constante, já que ninguém deixa de comemorar datas especiais. Ainda, segundo Vanessa, o maior fracasso do empreendedor é não querer tentar explorar novos negócios.
O próximo convidado foi o Gil, da ChoppUp. Ele começou nos contando um pouco sobre sua trajetória: após formado, começou trabalhando em uma multinacional, mas rapidamente percebeu que queria ter a liberdade de trabalhar como queria, na hora que queria e perseguir seus objetivos da forma que julgava ser a melhor. Assim, largou o emprego e se juntou aos outros sócios da ChoppUp, que, na época, já tinha 6 meses de vida, mas nenhum produto.
Tudo começou com um desafio de fazer um chopeira verter o chopp de baixo para cima: com um nebulizador, uma jarra e um bico de silicone, conseguiram cumprir o desafio. Desde então, passaram-se 4 anos e o produto evoluiu tanto que foi possível adicionar todos os acessórios que a equipe apenas sonhava no início. Nesse período, um dos maiores ensinamentos para o desenvolvimento do produto foi sair para rua e testar diversos protótipos em diferentes eventos, de maneira amadora até mesmo. Isso permitiu que todos os possíveis defeitos e falhas fossem identificadas, o que acelerou imensamente o tempo para que o produto final fosse concluído.

O produto final tornou-se uma chopeira 100% automatizada, conectada a internet, de onde é possível saber quantos litros de chopp já foram vendidos e ainda selecionar a quantidade de colarinho desejada em cada copo! As possibilidades são tantas que é, segundo Gil, como se tivessem inventado o microondas do chopp!
A chopeira por si só já uma atração, mas, além disso, ela oferece um grande benefício para os donos de bar e organizadores de eventos: como todo o processo é automatizado, o aproveitamento é de mais de 99%, já que não há desperdícios por parte do operador da chopeira e o barril consegue ser aproveitado praticamente em sua plenitude.
Os próximos passos para a empresa são agora captar mais dinheiro para escalar a produção das chopeiras. Dessa forma, a ChoppUp não apenas forneceria a chopeira para eventos, como faz atualmente, mas também alugaria o equipamento para bares e outros estabelecimentos.
Considerando a história da ChoppUp, percebe-se que empreender não se restringe a ter uma ideia, mas sim iterar continuamente até seu produto se tornar competitivo e vantajoso e seu modelo de negócios, lucrativo. Nós, da Liga Empreendedora temos a missão de auxiliar novos negócios por meio de capacitação, apoio e estímulo aos empreendedores para que cada vez mais histórias de sucesso, como a da ChoppUp, possam sair do papel!