

O MORAL E A VENUS PLATINADA.

Nem tudo que é imoral é ilegal, já dizia um grande jurista. Lembro-me de um caso em que um médico e um advogado vivendo próxima a periferia de uma grande cidade e condoídos com o problema de menores mães, montaram, com a maior das boas vontades uma clinica cujo objetivo era atender meninas pobres e menores de idade que engravidavam.
Como as meninas não tinham como sustentar os filhos, e as famílias queriam mais era esconder o fato da sociedade, doavam as crianças para a clínica. Daí para a caridade se transformar em negócio foi um passo. O negocio que começou como caridade acabou se transformando em um negócio. Como as meninas, os pais das meninas e a sociedade local apoiavam a conduta da clinica, tudo era absolutamente legal. Mas terrivelmente imoral.

Essa simples história lembra da atitude que a Rede Globo vem tomando, ao transformar o noveleiro mor Silvio de Abreu, em “inspetor” da qualidade dos temas das novelas. Como tudo na Globo funciona com pesquisa, imagino que as pesquisas indicam que a população encheu o saco com os termas de baixo nível cultural e pouco educativos que a emissora vem apresentando nas últimas décadas.
As novelas que até então tinham por objetivo distrair a população de baixa cultura e renda, passou a ser uma forma de disseminar ensinamentos e culturas iminentemente cariocas e anos depois paulistas. Quando os temas empresariais e disputas pelo comando das empresas e de riquezas entraram em cena, o baixo nível das relações familiares e empresarias apresentadas nas novelas despencou.
Passou a ser a apologia ao mau comportamento, ao mau uso das relações humanas e, sobretudo passar para resto do Brasil a imagem que “nos grandes centros a vida é assim e no resto do mundo também”.

Ora, com a audiência maciça que a Rede Globo sempre manteve, a disseminação da cultura do baixo nível comportamental virou regra. Desculpem, mas credito à Rede Globo a responsabilidade por boa parte do comportamento do brasileiro de baixa cultura a renda tem hoje.
Meu comentário não muda grande coisa, apenas serve de alerta o que a própria Globo percebeu, ou as pesquisas indicaram que está na hora de mudar o comportamento da emissora e de seus noveleiros. Que bom, que assim seja.

