O POVO E O BRASIL

Hiram Souza
Jan 18, 2017 · 4 min read

Quando a situação esta favorável, o cidadão brasileiro, assim como o empresário, dá pouca importância ao escorchante sistema bancário brasileiro. Somos vergonhosamente explorados por um sistema bancário que apresenta com todo vigor o contexto da palavra “usura”.

Já falei aqui neste nosso GOBACK (edição de 18 de Novembro de 2016) sobre a situação bancaria brasileira. Claro que somos obrigados a nos sujeitar ao sistema, até porque não temos outro. Mas podemos reclamar e atacar essa porcaria de sistema via redes sociais.

Cada vez que o Governo tenta baixar os juros para as pequenas e medias empresas por exemplo, a medida acaba morrendo pela falta de fôlego dos bancos oficiais para bancar a queda de braço com a banca privada. E ponha privada nisso!

Os Estados Unidos tem 10 bancos genuinamente americanos. A Espanha tem 14, Portugal tem 7, a Inglaterra 17. O Brasil tem 5, dos quais dois são do Governo.

Os bancos que operam no varejo atendendo as pequenas e medias empresas são, Banco do Brasil e Caixa Econômica, ambos do Governo. O Bradesco, Itaú e Santander, operam a vontade ditando os juros e/ou cobrando taxas embutidas.

Para vocês terem ideia da importância das pequenas e médias empresas brasileiras, considerando o mercado de trabalho por exemplo. Observem os números. Em 2014 (ultimo dado) somavam 12.470.015 empresas de um total de 15.479.747 de empresas. Nesses números estão incluídas TODAS as empresas instaladas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

Dos bancos estaduais, a grande maioria até aqui serviu mais para negociatas do que para financiar o desenvolvimento local. Nesse momento, boa parte deles penduradíssimos no Governo Federal.

A concentração de negócios nas mãos desses bancos é assustadora. Mas o muito grave mesmo, é que se tirarmos os bancos oficiais, BB e Caixa, teremos uma incrível concentração de negócios em apenas 3 bancos. Ficando o empresário completamente nas mãos de, como diria o professor Roberto Campos, “do nosso brilhante sistema campinanceiro.”

Se você imagina que o governo esta achando ruim? Negativo, os burocratas do BB e da Caixa acham ótimo. Afinal entra cliente pelo ladrão sem nenhum esforço ou trabalho digno desse nome.

Os clientes são sistematicamente mal tratados e espoliados com uma serie de péssimos serviços. Aqui fora, na dura planície empresarial brasileira, é proibido por lei fazer vendas casadas.

O que é isso? Venda casada é quando você tem um produto ou serviço de grande demanda. E só vende o produto de grande demanda se levar o produto de baixa demanda. Por exemplo, a coca-cola. Como eles tem um produto de alto consumo, podem utilizar a venda desse produto, para obrigar à venda de outros produtos menos procurados.

Por falar em alto consumo, vocês estão sabendo que a Suíça deixara de ser “paraíso fiscal”? Nome pomposo para lavanderia de dinheiro sujo. Com isso, sou obrigado a perguntar; os bilhões desviados dos cofres públicos nos últimos anos, circularam de que jeito? Sem participação dos bancos brasileiros?

Voltando ao assunto, nos bancos é a mesma coisa. É vergonhoso que para obter um financiamento, capital de giro ou outra operação qualquer, você seja é obrigado e levar, consórcios, seguros, planos de renda complementar e todas as tralhas que os funcionários são obrigados a empurrar para cumprir metas.

Creio que todos que são, ou foram correntistas do HSBC, Santander, Bradesco, Itaú, convivem com isso. Mas no BB e na Caixa é diferente?

NE-GA-TI-VO. O achaque é igual.

Brasil o país do futuro…..NEGRO!

Hiram Souza

Written by

Publicitário de longa data e observador contumaz da vida, Hiram escreve com humor e leveza sobre Política, Comportamento, Educação e muito mais. Leia e comente!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade